28/10/2019 as 13:38

7 MIL PESSOAS

17ª FICI é um sucesso de público, com integração cinema-escola

Evento aconteceu de 24 a 27 de outubro com mais de 50 produções diferentes

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Quase 7 mil pessoas participaram da 17ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) em Aracaju, que ocorreu entre os dias 24 e 27 de outubro.

Durante os quatro dias, crianças e adolescentes acompanhados de professores ou da família puderam vivenciar o mundo das telonas com filmes selecionados para encantar qualquer faixa etária. Foram mais de 50 filmes diferentes passados nas telas das salas do Cinemark do Shopping Jardins. Localmente, o festival foi produzido pela AVBR Produções.

“O FICI já é um evento consolidado e aguardado em Aracaju. Ele movimenta educadores a buscar a integração cinema-escola, que é feita de forma gratuita neste festival. Além de despertar nos pais, tios e familiares a vontade de trazer os pequenos para a frente das telonas, com os ingressos a preços populares com a qualidade e a organização garantidos”, diz Deyse Rocha, produtora local do evento.

Maurício de Sousa, o homenageado da edição, foi lembrado no início de todas as sessões do festival, com a exibição de episódios da animação Mônica Toy, além de estar incluso na grade de programação o longa live-action Turma da Mônica Laços.

O festival também contou com a sessão Panorama Brasil e apresentou Luccas Neto: Acampamento de Férias, estrelado pelo youtuber aclamado por milhares de crianças brasileiras. Sessão Telecine de Cinema, Pré-estreia Brasil, Anima Mundi para Crianças, Programa Internacional, Sessão Acessibilidade, Prêmio Brasil e Se Você Ainda Não Viu - com Alladin (3D) e Toy Story 4 (3D), foram outros destaques da programação.

 

Com tanta diversidade, a professora universitária Manuela Ramos, que já compareceu em várias edições do FICI, acredita que o evento abre portas para conhecer outros mundos. “O que me motiva a vir é oportunizar às crianças a experiência. Ontem a gente assistiu a um filme belga, hoje já foi de outra nacionalidade, com contextos sociais que as crianças não teriam a oportunidade de ir ou ver em outro lugar”, disse. 

 

 

 

||Foto: Ivve Rodrigues