06/11/2019 as 16:23

DISPUTA ACIRRADA

Final do concurso culinário do Enchefs 2019 acontece nesta quinta

A disputa final acontece a partir das 08h30 desta quinta-feira, 07

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Encontro de Chefs de Sergipe (Enchefs 2019) está acontecendo no Complexo Gastronômico da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, e já tem os nomes finalistas do concurso culinário nas categorias profissional e estudante. A seletiva foi feita na última terça-feira, 05, após uma disputa acirrada entre os competidores. Três representantes de cada grupo foram escolhidos e, na próxima quinta-feira, 07, se enfrentam novamente na grande final.

Os chefs, Adriano Ferreira, François Ozanne e Gui Fontes, foram os jurados da competição e elogiaram o nível dos competidores e receitas desenvolvidas. “Os pratos apresentados realmente surpreenderam e foram de uma qualidade e apresentações muito boas. A culinária sergipana tende a crescer com profissionais deste nível’, afirmou Adriano.

Os competidores de ambos os níveis precisaram criar pratos vegetarianos, tendo o amendoim cozido, tamarindo ou milho como ingredientes obrigatórios. Eles se destacaram pela criatividade e beleza dos produtos.

“O uso de ingredientes regionais, com técnicas diferentes e aproveitamento de leguminosas e verduras, que temos diariamente em nossas cozinhas, foi excelente. Eles mostraram formas diferentes de valorizar a culinária regional e isso foi bastante interessante”, completou Gui.

Os finalistas da categoria profissional são: Nadson Barreto, que apresentou uma salada crocante com toucinho de tapioca, Cláudia Ramos, que fez uma releitura da causa peruana utilizando ingredientes tradicionais de Sergipe, e Tâmara Caroline, que apresentou uma Flor de Caroline -- com nhoque de batata doce e pesto de amendoim.

Já os estudantes selecionados para a grande final foram: Mônica Tavares do Nascimento, que preparou a "Flor de Sergipe", composta por legumes assados com ovo frito e farofa de castanha; Ademilson da Cruz Santos, que ostentou um "Dadinho de Tapioca" com milho e molho de tamarindo; e Felipe Santana Canez com seu prato "Raízes", preparado com banana da terra empanada no flocão de milho e outras delícias.

A disputa final acontece a partir das 08h30 desta quinta-feira, 07.