27/11/2019 as 11:40

CULTURA

Parque da Sementeira será palco de Festival Estudantil de Música

A segunda edição do IFStar apresentará 13 músicas finalistas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Na contramão da invisibilidade artística, remando contra a maré do corte de recursos destinados a eventos culturais e resistindo à temporalidade, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) promove o segundo Festival de Música Estadual (Ifstar), na próxima sexta, 29,  a partir das 16h, no Parque da Sementeira. Aberto ao público, o evento apresentará 13 composições finalistas de alunos da rede pública e privada de ensino do estado. Do pop, com passeio pelo sertanejo, parada no punk rock e outros ritmos, o festival mostra a criatividade de compor e o talento de jovens artistas em traduzir a realidade que o cercam e a sergipanidade presente.

“Tivemos duas etapas eliminatórias, em Nossa Senhora do Socorro e Lagarto, numa festa linda e surpreendente. Agora, vamos à final, em mais um grande evento, rememorando os grandes festivais da nossa música. É o segundo ano desse projeto de extensão, que optamos em ir além dos muros da academia, chamando a participação do público. E a nossa ideia é fazer que o Ifstar integre o calendário de atividades da IFS Sergipe a partir de 2020”, destacou o professor Wlamir Soares.

Ao ressaltar o propósito de fomentar a música sergipana e evidenciar a cultura como expressão de conhecimento, Wlamir fala sobre a compreensão dos participantes. “A nossa ideia é fazer com que passem a reconhecer o que é nosso, a nossa música, reconhecendo-se enquanto sergipanos e nossas vivências. Melhor do que apenas consumir o que a mídia de massa nos apresenta. E a qualidade do que tem sido apresentado é maravilhosa, chegando a nos surpreender pela qualidade da letra à apresentação no palco”, afirmou Wlamir.

No ano passado, quando houve a primeira edição do IFStar, a grande vencedora foi a música ‘Deixa’, da jovem cantora de Japaratuba e representante sergipana no The Voice Kids, Morganna Nunes. Com isso, observa-se a importância de espaço e eventos que sirvam à descobertas e revelações artísticas como anos atrás. Em Sergipe, nomes como Patrícia Polayne e Antônio Rogério são exemplos de como esses eventos são importantes para revelar talentos e incentivar a produção musical, mas, por muito tempo, o estado viveu um hiato de festivais voltados para esse público.

“O festival é, também, um evento de resistência educacional, de pertencimento e enraizamento do que é nosso, da nossa representatividade cultural. Tudo o que será apresentado na próxima sexta tem essa autenticidade e que nos deseja a dar continuidade ao evento. Temos a participação de estudantes do IFS, mas, também, da Universidade Tiradentes e Federal de Sergipe, de escolas de Tobias Barreto, Aracaju  e Nossa Senhora da Glória, entre outros municípios. Isso é muito bom e gratificante, pois faz com que possamos mostrar e dar conhecimento às artes engavetadas”, frisou o professor.

Feirinha

E, para a festa ficar ainda mais bonita e despertar a ideia do consumo consciente, o IFStar fez uma parceria com a Feirinha de brechós “Aquela que já existe”, uma feira de moda sustentável idealizada pela estilista Naná Oliveira e por proprietárias de quatro brechós de Aracaju, que tem como lema a melhor roupa é aquela que já existe, para disseminar o consumo consciente.

Premiação

Dos 13 finalistas do IFStar, os três primeiros colocados vão receber troféus e distribuição da música nas mídias streaming. O primeiro lugar vai ganhar, ainda, um kit de guitarra e um videoclipe; já o segundo, levará  uma guitarra e a gravação da música; enquanto o terceiro, além da gravação, receberá um violão elétrico. Também será premiada a música que tiver a maior torcida, conhecido como o prêmio da Maior Galera.

 

 

| Foto: Divulgação