29/11/2019 as 08:26

EXALTAÇÃO DAS RAÍZES BRASILEIRAS

No mês da Consciência Negra, 'Quinta Instrumental' estimula reflexão

Foi uma noite de integração popular unida à exaltação das raízes brasileiras, sobretudo um chamado a enaltecer a história afrodescendente que constitui a trajetória do país

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Do som doce da flauta à forte batida da percussão, passando pelo momento reflexivo, o Quinta Instrumental deste dia 28 foi integração popular unida à exaltação das raízes brasileiras, sobretudo um chamado a enaltecer a história afrodescendente que constitui a trajetória do país. O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), trouxe ao palco Gerônimo e Banda Mont Serrat e o grupo sergipano Dissonantes em mais um encontro na praça General Valadão, desta vez, em alusão ao mês da Consciência Negra. 

clique para ampliarAntes mesmo das apresentações musicais, o projeto começou de dentro do Centro Cultural de Aracaju, com uma mesa redonda para debater a presença das comunidades afrodescendente na mídia. 
 
“A nossa meta é que esse Quinta Instrumental fosse um momento de reflexão e celebração, por isso, realizamos a mesa redonda e, em seguida, contamos com as apresentações musicais. A ideia é mostrar um pouco da nossa identidade negra. A nossa cultura é formada por vários símbolos e aqui, temos a presença muito forte da cultura afrodescendente que se consolidou como elemento fundamental para a construção do nosso povo. Então, estamos celebrando um tipo de sergipanidade, entre tantas, a partir desse corte étnico-racial. No entanto, as reflexões devem continuar, as celebrações devem continuar, afinal, este mês serve como catalisador de algo que é muito maior que é a importância de combatermos os preconceitos, a intolerância constantemente”, ressaltou o presidente da Funcaju, Cássio Murilo Costa.
 
clique para ampliarPara abrir as apresentações musicais, o grupo Dissonantes iniciou entoando “Palco”, música de uns dos maiores representantes da cultura brasileira, Gilberto Gil. No repertório, uma passeio instrumental com interpretações de clássicos do choro, baião, MPB, além de composições autorais.
 
Com formação iniciada em 2017, o grupo, integrado por Daniel Melo (flauta transversal), Kelvin Cruz (bateria), Kelvin Farias (contrabaixo), Erick Freitas (piano) e Rafael Freitas (violão/guitarra), começou no conservatório de música e o desejo de explorar nossas possibilidades e elementos musicais foi a motivação para dar os primeiros passos. Tendo com uma das maiores inspirações o músico Hermeto Pascal, hoje, os jovens e já maduros componentes do grupo fazem uma fusão entre suas composições e releituras com um toque ímpar. 
 
“A nossa caminhada pela música erudita nos amadureceu no aspecto musical e nos possibilitou discernir o que queríamos experimentar. A música é universal, então, seguimos na tentativa de experimentar e dar o nosso toque em cada canção. Para nós, é uma alegria fazer parte do Quinta Instrumental, sobretudo porque ele, assim como a música que fazemos, é democrático”, destacou Daniel Melo. 
 
clique para ampliarFoi com um dos símbolos da cultura baiana que a noite de Quinta Instrumental foi concluída. Porém, antes de subir ao palco, Gerônimo Santana convidou o grupo sergipano de percussionistas femininas, Batalá, para abrir seu show no ritmo intenso da percussão, uma apresentação que exemplificou abundantemente a força e representatividade da mulher. 
 
Vestido de axé, Gerônimo, acompanhado pela banda Mont Serrat, marcou a noite com polirritmia, numa mistura composta por música afro-baiana, ritmos latinos, lambada, igexá, aguerê, afoxé, adarrum, entre outros.
 
“Eu estou muito feliz em participar de um evento que fala sobre o instrumental. Eu tenho música popular, a minha formação é afrodescendente e eu estou do lado das pessoas que mais sofrem com o preconceito. Esse tipo de evento fortalece o povo e um povo com cultura é um povo que pensa, que sabe escolher para não sofrer no futuro. Parabenizo e dou meu apoio a iniciativas fortes como essa e me alegro por fazer parte”, afirmou Gerônimo. 
 
Público instigado 
 
A noite foi coroada com a participação de um público massivo e que foi instigado pelo contexto da edição do Quinta Instrumental.
 
Pela segunda vez marcando presença na plateia, a assessora executiva Pâmela Santos, ressaltou que o projeto é essencial por levar um estilo de música não tão popularizado a uma praça pública. “Esta edição, em especial, trouxe uma importante reflexão sobre o negro e isso aconteceu em um espaço público, democrático. Essa iniciativa enriquece o debate que deve ser feito, não somente no mês alusivo à consciência negra, mas, a todo tempo. Além disso, o Quinta Instrumental tem como principal atrações grupos e bandas sergipanos, o que contribui para a valorização do que é nosso. Recomendo e torço para que siga por muito tempo”, considerou. 
 
clique para ampliarA gerente comercial Fabiana Tavares conferiu, pela primeira vez, uma edição do projeto. “É música instrumental à disposição de todos. Nem todo mundo por pagar para ir a um teatro, a um museu, por exemplo, e o Quinta Instrumental leva música de qualidade de graça para as pessoas. Isso ajuda a perpetuar a nossa cultura, sem contar que oferece mais uma opção de lazer totalmente acessível. É, com certeza, um evento muito importante para o estado”, completou. 
 
 
 
 
 
| Fotos: André Moreira