18/12/2019 as 14:07

19 A 21 DE DEZEMBRO

Primeiro grupo feminino de choro do Brasil se apresenta na Quinta Instrumental

Festival termina com apresentações do sanfoneiro sergipano Lucas Campelo, o saxofonista paulista Derico e das Choronas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

 
O Festival Quinta Instrumental trará à praça General Valadão, no Centro, no último dia da programação, dia 21, o primeiro grupo de choro composto exclusivamente por mulheres do Brasil: o Choronas.
 
O grupo tem 25 anos de trajetória e notabilizou-se tanto pela virtuosidade de suas componentes, Maicira Trevisan (flauta), Ana Cláudia César (cavaquinho), Paola Picherzky (violão de 7) e Miriam Capua (percussão), quanto pela incorporação de outros ritmos tipicamente brasileiros às suas composições, experimentando com a riqueza que a música brasileira oferece. 
 
O grupo foi fundado em São Paulo, em 1994, por musicistas com formação erudita, mas apaixonadas pelo choro, gênero da música popular brasileira surgido no Rio de Janeiro, no século XIX.  A mistura dos universos distintos é uma preocupação constante.
 
“Desde que o Choronas foi fundado nós temos a preocupação com a inovação, não apenas por ser o primeiro grupo de choro feminino, mas com a atenção a pesquisa, a música que a gente faz, os arranjos próprios, então é um estudo constante. Desde que que nos juntamos temos a premissa de lançar um tipo de canção com o nosso perfil”, explica a musicista Paola Picherzky.  
 
O grupo se apresentará em Aracaju pela primeira vez e traz consigo a expectativa de encontrar um público caloroso, que queira embarcar na miscelânea de sensações que as canções preparadas no repertório podem trazer à tona. 
 
Na quinta-feira, dia 19, a programação musical do Festival Quinta Instrumental leva à General Valadão o Gaita Sergipe e Stefano Cortese, pianista italiano formado pela Universidade de Música de Bolonha. 
 
No dia 20, o evento tem continuidade com o violonista sergipano Alberto Silveira, músico premiado que participou de projetos de renome nacional, e também o violinista francês Nicolas Krassik, referência no MPB e estudioso da música erudita e jazz. 
 
Para finalizar o festival, no sábado, dia 21, o projeto apresenta o sanfoneiro sergipano Lucas Campelo, o saxofonista paulista Derico, que fez parte do sexteto do extinto do Programa do Jô, além do grupo Chorosas.
 
 
|Fonte: PMA
||Foto: Divulgação