01/02/2020 as 14:09

RELIGIOSIDADE

'Águas de Yá Orí': cortejo para Iemanjá no Bairro Industrial

Em sua 12ª edição do evento acontece este domingo, 02

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Quando os primeiros raios solares despontarem no dia 02 de fevereiro, fogos de artifício se farão presente no bairro Industrial , pois é dia de Iemanjá. A festa é herança cultural do povo negro, como de costume acontece uma cerimônia às margens do Rio Sergipe.

Os aracajuanos se preparam com muita fé e alegria para o evento denominado “ Águas de Yá Orí ” . O evento é realizado pela Associação Luz do Oriente junto ao Ilê Yátassytaôô Ifá Enibalé e tem como objetivo fortalecer : a cultura e religiosidade do povo negro, que resiste diante do racismo e desinformação sobre seus saberes.

O cortejo acontece às 15:30hs e reúne adeptos de religiões afro, turistas e devotos, que vão entregar os presentes nas águas e homenagear a dona da festa. Vale salientar ,que os presentes são biodegradáveis, como: flores, sabonetes, espumantes e perfume (sendo despejados somente o líquido no rio).

"Apesar das dificuldades de se realizar um evento desse porte em nossa cidade, não só em relação ao pouco incentivo do poder público , mas ao preconceito ainda muito presente em nossa sociedade. Somos um povo de “fibra”, nossos ancestrais deixaram um legado para nós e seguiremos essa caminhada. Que nossa Yá Orí - “ Mãe das cabeças” leve todas as impurezas para o fundo do mar e nos dê um ano mais equilibrado, já que ela também está regendo. Segundo Rita de Cássia (Presidente da Associação Luz do Oriente e Yálorixá).

A concentração acontece na sede da Associação Luz do Oriente (Rua Marcelino Procópio da Silva, 306- Bairro Industrial- Próximo ao Parque da Cidade), em direção a Orlinha do bairro. Informações através do telefone: (79) 9 9918-5868/ 9 9903-7432.