29/04/2020 as 10:52

CULTURA

‘Transtorno Poético’ em tempos de isolamento

Projeto Multimídia do escritor João Victor Fernandes lança três poemas semanalmente

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Numa espécie de previsibilidade do meio ou mesmo numa inconsciente necessidade de ecoar a “poesia transtornada” inquieta e pulsante, o escritor e compositor João Victor Fernandes deu cria ao projeto multimídia “Transtorno Poético” (2014), fazendo do mundo virtual o próprio palco.

De extensão e alcance infinito, ainda assim a virtualidade em tela pareceu limitar a necessidade de João no corpo a corpo da palavra. E então ele conquistou espaço físico de corpo presente e palavra em alma nas apresentações sonoras dos amigos músicos, numa dualidade de mundos em demasiada manifestação da poesia.

Hoje, em tempos de pandemia, o poeta João Victor ressignifica a nascença do Transtorno Poético, sente-se em casa e transborda no lugar de poesia que sempre foi seu. “Vim de anos muito intensos de militância poética, com o Transtorno Poético sendo um projeto multimídia que me possibilitou experienciar a poesia escrita em meio virtual, a poesia falada, o improviso, a poesia em conexão com a música e o teatro através de intervenções. Nos últimos cinco anos foram mais de 200 intervenções em shows variados com inúmeros parceiros, aqui e pelo Brasil.

É bem verdade que eu já vinha de um desacelerar para refletir e assentar as experiências pretéritas, entendendo o percurso e finalmente reservando um tempo para trabalhar o livro com a coletânea de poemas que o público assíduo tanto me cobra, cumprir assim um ciclo com o projeto. O ano passado foi esse desacelerar, terminei o processo de edição em dezembro e de repente cá estamos na pandemia. E então foi necessário, mas naturalmente necessário”, explicou o poeta João Victor Fernandes.

Com a clareza da trajetória que possui, ele fala sobre o retornar com assiduidade ao palco virtual e transparece a gratidão dos ciclos necessários. “Foi muito natural o movimento de focar as energias no meio virtual, através dele portas incríveis já tinham se aberto na minha carreira, pude me conectar e conhecer pessoas e artistas incríveis, viajei para apresentações através desses laços.

Então fiz da internet um palco virtual e tenho focado nesse período na construção de uma nova coletânea de poemas que expressem poeticamente esse momento, o que venho chamando de #poemasdoisolamento, principalmente no formato de vídeopoemas, aproveitando o privilégio de poder trabalhar em casa para produzir, dessa forma, algo que há muito eu queria”, falou.

Assim, semanalmente João Victor tem lançado três vídeos no @transtorno_poetico e também no Facebook, onde a troca sempre JOÃO VICTOR FERNANDES deu cria ao projeto multimídia “Transtorno Poético” em 2014 Márcia Carregosa/Divulgação acontece. “Vou destrinchando o poema entre as publicações, interagindo e refletindo junto com o público, sentindo como chega neles poemas que trazem o agora.

Acredito profundamente que desse momento muitas coisas vão vir para ficar, é real que no desacelerar fichas estão caindo sobre como caminhamos até aqui enquanto humanidade”, afirmou. LIVE E como não poderia faltar, toda quinta-feira tem bate-papo poético, sempre às 20h, na Live Bônus do sarau @ensaiosecretoaju, do qual também faz parte. “Tem sido uma experiência muito legal e orgânica, a cada semana um convidado diferente, já recebi Gilton Lobo, Pablo Valadares e Ewa Vieira e nas semanas que seguem estaremos recebendo poetas de vários lugares do Brasil. Em meia hora o convidado declama poemas, conversamos sobre inspirações e sobre o que estamos vivendo.

Confesso que me surpreendeu, tem sido um momento muito leve em meio à pandemia, um respiro, a arte tem esse potencial de ressignificar as coisas”, disse João Victor. E no lugar de poesia que domina com sabedoria, o escritor de Transtornos Poéticos reconfortantes destaca a presença da poesia na rotina do público que navega na conectividade, compartilhando realidades. “A poesia em qualquer época tem o condão de retratar o período histórico com mais contundência do que os livros de história vão ser capazes de relatar ao tempo deles, o tempo de resposta da poesia é mais ligeiro, reside aí parte da enorme importância da poesia dentro da diversidade que se apresenta. Antes disso ela tem a capacidade de acolher o leitor numa atmosfera de intimidade, de pertencimento, para muitos um afago, possibilitando insights e com certeza ajudando as pessoas a ultrapassarem esses tempos de clara mudança.

A demanda de arte está crescendo e vai crescer, a forma de fazer poesia e fazer arte vai se reinventar, se ressignificar, como regra uma arte mais humana, empática, que reflete o agora, ancorada no impacto social, ambiental, preocupada com diversidade, inclusão, engajada e engajando o público na construção coletiva de um mundo melhor” , ressaltou.

Por Gilmara Costa

Foto: Márcia Carregosa