19/05/2020 as 09:50

MÚSICA

Artistas realizam I Festival Independente de Sergipe pela internet

Juntos, cantoras, cantores, instrumentistas e poetas têm buscado alternativas para manter a dignidade do seu trabalho através de ações diversas, dentre as quais se destaca o Festival Dend’Casa.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Criado em março deste ano a partir da reunião de diversos segmentos da arte produzida no Estado, o grupo Artistas na Luta não perde tempo nesta quarentena. Juntos, cantoras, cantores, instrumentistas e poetas têm buscado alternativas para manter a dignidade do seu trabalho através de ações diversas, dentre as quais se destaca o Festival Dend’Casa. Nos dias 28, 29 e 30 deste mês, a partir das 15h, um grupo de 40 artistas realizará apresentações ao vivo através do endereço virtual @artistasnaluta. Em menos de dois meses, o grupo deu uma roupagem moderna ao clássico da música sergipana “Cheiro da Terra”, de autoria de Cláudio Miguel, e tem realizado lives diárias.

Agora, o Artistas na Luta se prepara para o festival, que levará ao público de nove a dez horas diárias de arte, ao longo de três dias consecutivos, com uma programação tão rica quando eclética, composta por novos e já renomados talentos locais. A cantora e compositora Antônia Amorosa é uma das atrações do Festival Dend’Casa e uma das organizadoras do movimento. Mesmo colecionando uma vasta lista de eventos e projetos em prol da cultura sergipana ao longo da sua trajetória, ela revela que experimenta uma sensação nova com a realização deste evento, pensado para um momento tão peculiar. “Dentre todos os que já realizei, o Festival Dend’Casa, em particular, tem me emocionado, porque reúne artistas que atuam, em sua maioria, no cenário em que um dia comecei a minha carreira. É o ciclo maravilhoso da vida, movido pelo amor às pessoas e à cultura”, pontuou Amorosa.

Assim como ela, o cantor Luiz Arnaldo contabiliza décadas de atuação musical, tendo o reconhecimento do público sergipano. Ele também integra o grupo Artistas na Luta e comenta sobre a importância da união de esforços para realizar ações criativas em tempos de pandemia: “Vivemos um momento muito delicado para todas as cadeias produtivas, mas que impactou de maneira muito direta e imediata na vida dos trabalhadores da música, que tinham em shows, festas e eventos em geral o seu meio de sobrevivência. É hora, então, de todos se somarem para que, juntos, possamos encontrar alternativas que nos possibilitem formas de sobrevivência – econômica e artística – neste momento tão inesperado.

O festival é um dos frutos desse processo construtivo”, afirmou. Da nova geração da música sergipana, a cantora Dana Estavo, destaca a adequação da proposta do festival às medidas de distanciamento social. “É o que temos para o momento, e é necessário que a gente se molde às circunstâncias atuais. O Festival Dend’Casa está sendo feito de forma segura, cada um no seu lar, sem contato com o exterior, e levará nossa boa música para as casas das pessoas. Será um marco na história da música do nosso Estado pela forma e quantidade de atrações, e me sinto feliz em fazer parte disso”, pontuou.

A nova safra de talentos artísticos sergipanos também trouxe à cena J. Victor Fernandes, representante da poesia na programação do festival, que para ele é uma iniciativa importante, que mostra a capacidade de união e mobilização dos artistas locais num momento tão difícil e fortalece o papel da arte em aliviar até os tempos mais sombrios. “Levarei poesia para o festival, contribuindo com a palavra, que é capaz de acalentar; com o verso, que é capaz de questionar a sociedade que vivemos; e com a contundência própria da poesia, de trazer luz ao tempo que expressa e, assim, evocar os chamados atemporais”, concluiu.

Apoio e programação Para realizar o festival, o grupo busca o apoio de cidadãos sergipanos e empresários, que valorizam a cultura sergipana e são sensíveis à luta dos artistas locais, fomentadores da sergipanidade. Até o momento, já abraçaram o projeto o Banco do Estado de Sergipe, na categoria “Gente da Gente”; a Fan FM, na categoria “Apoio Mídia Arretado”; a Cachaçaria Boa Luz & Xingó e a Odontoclin, na categoria “Água de Coco”; e Inteiraços, na categoria “Amendoim Gostoso”. Os nomes das categorias foram escolhidos a dedo. Para as diferentes opções de cota de patrocínio, foram atribuídas expressões que remetem à cultura sergipana e seu patrimônio imaterial. Para apoiar o projeto, basta manter contato com qualquer um dos artistas integrantes da programação. Os recursos que forem captados serão divididos entre eles.