24/06/2020 as 14:30

PLATAFORMA DIGITAL

‘Vou Rifar Meu Coração’ estreia no Cinema #EmCasaComSesc

Iniciativa oferece a cada semana streaming gratuito de filmes em alta qualidade e sem necessidade de cadastro

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A programação de filmes em streaming do Sesc São Paulo, na plataforma Sesc Digital, que reserva a cada semana um espaço exclusivo para as sessões, oferece mais quatro novos títulos a partir de amanhã, 25. Basta acessar o Cinema Em Casa para conferir longas e documentários, sempre a partir de quinta-feira, com acesso gratuito (sescsp.org.br/cinemaemcasa) a qualquer hora do dia para ver e rever e sem necessidade de cadastro.

Nesta semana, o #EmCasaComSesc exibe um drama de 1974, o sublime ‘Violência e Paixão’, do italiano Luchino Visconti. O filme conta a história de um professor americano (Burt Lancaster), que vive sozinho em uma luxuosa casa até ser incomodado por uma marquesa vulgar (Silvana Mangano), que insiste em alugar o andar de cima e joga por terra a paz que o professor tanto apreciava. Outra opção é o poético e sensível Paterson, do norte-americano Jim Jarmusch, penúltimo filme do cineasta indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes, que narra a história de um pacato motorista da pequena cidade de Paterson, interpretado por Adam Driver, que além de dirigir o ônibus local também é poeta.

A produção de cinema nacional também tem reservada duas salas (virtuais) que completam a programação desta semana. Assim, o público pode conferir o documentário ‘Vou Rifar Meu Coração’, de Ana Rieper, que aborda o imaginário romântico, erótico e afetivo brasileiro a partir dos principais nomes da música popular romântica de artistas como Odair José, Agnaldo Timóteo, Waldick Soriano, Amado Batista e Wando, entre outros. Já a ficção infantil ‘Corda Bamba – História de Uma Menina Equilibrista’, de Eduardo Goldenstein, conta a história de Maria, uma menina de 10 anos que foi criada no circo.

A programação do Cinema #EmCasaComSesc contempla quatro eixos principais neste primeiro momento. Uma curadoria de clássicos do cinema, em sua maioria cópias restauradas e exclusivas na plataforma; uma seleção contemporânea internacional, com filmes que tiveram uma trajetória relevante em festivais no mundo todo e que merecem uma nova oportunidade de exibição ao público; uma janela dedicada ao cinema nacional, com  produções de grande alcance de público e filmes independentes que merecem maior espaço de exibição – haverá também destaque aos documentários, ponto forte na produção cinematográfica brasileira; e por fim,  uma seleção de filmes infanto-juvenis, visando a formação de público, desde os primeiros anos de vida, para a diversidade do cinema e ampliação do lastro de narrativas.

A iniciativa de oferecer filmes em streaming em sua nova plataforma digital reforça os aspectos que ancoram a ação institucional do Sesc São Paulo, garantindo o acesso a conteúdos da cultura a variados públicos. Com maior presença no ambiente online, o Sesc amplia sua ação de difusão cultural, de maneira acessível e permanente. O público ganha assim mais um espaço para contemplar, descobrir e redescobrir o cinema, a partir de grandes obras selecionadas, disponibilizadas online e gratuitamente.

 + FILMES EM CARTAZ

Quem navega pela plataforma Sesc Digital encontra também outras opções de filmes que permanecem disponíveis para acesso gratuito e irrestrito do público. Em Cinema Em Casa, há o terror surrealista ‘A Hora do Lobo’, do sueco Ingmar Bergman, o poético ‘Coração de Cachorro’, dirigido pela musicista e multiartista Laurie Anderson, a cópia restaurada de Mamma Roma, de Pier Paolo Pasolini, ‘O Homem da Cabine’, de Cristiano Burlan, e os brasileiros ‘Aquarius’, de Kleber Mendonça Filho, o delicado documentário ‘Jonas e o Circo sem Lona’, dirigido por Paula Gomes e a animação ‘Historietas Assombradas – O Filme’, de Victor-Hugo Borges. Na plataforma, o público pode assistir também o belo ‘A Carruagem de Ouro’, do francês Jean Renoir, o documentário intimista Eu Sou Ingrid Bergman, do sueco Stig Bjorkman, além do documentário ‘Paulinho da Viola - Meu tempo é Hoje’ e o infantil ‘Miúda e o Guarda-Chuva’.