30/06/2020 as 08:36

TEATRO

‘Palco Virtual’ apresenta espetáculos para adultos e crianças

No primeiro bloco da programação apresenta, às 11h, os infantis “Suma daqui, menino!”, da Cia. Patética

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Até o dia 7 de julho, o Itaú Cultural apresenta o “Palco Virtual”, espaço fixo na grade online de programação, que exibe espetáculos teatrais em vídeo, reconectando artistas e plateia dentro de novos formatos do fazer artístico.

No primeiro bloco da programação apresenta, às 11h, os infantis “Suma daqui, menino!”, da Cia. Patética, e “Chapeuzinho Vermelho”, montagem do Projeto Gompa, a partir de texto do francês Joël Pommerat.

Na faixa das 21h, são exibidos “Viúvas - Performance sobre a ausência”, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, “A Borracheira”, projeto do grupo O Imaginário - selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural, “Frida Kahlo – Viva La Vida”, do Teatro do Ornitorrinco, e “Fim de Jogo”, com Renato Borghi e Elcio Seixas.


A cada dia a sessão noturna é aberta por um curta-metragem do projeto Quarentena Filmes, do ator cearense Walmick de Holanda, radicado em São Paulo, que recriou os clássicos “Antígona”, “Casa de Bonecas”, “Édipo Rei”, “Odisseia” e “Romeu & Julieta”, usando bonecos e outros objetos inanimados. Ele decidiu fazer essas adaptações para manter sua verve teatral em cena, neste período de suspensão social, transportando para o vídeo obras clássicas da literatura e do teatro no formato de toymovies – filmes feitos utilizando bonecos e outros objetos inanimados para contar a história.

A partir dos vídeos, Holanda pediu a amigos e amigas de diferentes cidades e estados para gravarem, em suas casas, as vozes dos personagens e enviarem via internet. Toda a programação do Palco Virtual fica disponível até 10 de julho – com exceção da peça “Fim de Jogo”, que pode ser assistida até o dia 3 de agosto – no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br). 

Palco Virtual’ apresenta espetáculos para adultos e crianças “FRIDA KAHLO – VIVA LA VIDA”, com Teatro do Ornitorrinco já estreou na programação Isadora Tricerri/Divulgação: A AGENDA TEATRAL DO ITAÚ CULTURAL FOI TRANSFERIDA EXCLUSIVAMENTE PARA A REDE “Em um momento tão singular para as artes cênicas, no qual o segmento é desafiado a manter-se vivo e pulsante fora dos espaços do convívio e dos encontros que lhes são tão caros, visto que estão na sua gênese, torna-se imperativo ampliar o entendimento da presença, buscando as potências que o diálogo com o digital pode oferecer”, diz Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural. “Já se vê muito vigor criador brotando nesse momento tão duro”, concluiu ela.

Os vídeos O clássico “Antígona”, de Sófocles, abriu a sessão do último dia 26, data da estreia da programação. Com cerca de cinco minutos, o curta reúne bonecos de personagens do filme “Guerra nas Estrelas” e do desenho “Mário Bros”, entre outros, para contar a tragédia na qual a personagem-título, uma das filhas de Édipo, luta pelo direito de prestar honrarias fúnebres ao irmão, contrariando as ordens do Estado, comandado pelo tirano Creonte.

Já em “Odisseia”, poema épico atribuído a Homero, personagens a exemplo de Wolverini, Pikachu e Ariel, de “A Pequena Sereia”, narram a história na qual Ulisses enfrenta diversas aventuras para reencontrar sua esposa Penélope e o filho Telêmaco, após 17 anos longe de casa. O clássico shakespeariano “Romeu e Julieta”, conduzido por bonecos de personagens de filmes como “Poderoso Chefão” e “Elvira”, “A Rainha das Trevas” – além de uma imagem do próprio William Shakespeare – contam a história de amor entre dois jovens filhos das famílias rivais Montéquio e Capuleto. Nesta semana, o Quarentena Filmes volta à cena no dia 3, com uma adaptação bem humorada da tragédia “Édipo Rei”, de Sófocles. Nela, Édipo, representado pelo toy de Simba, personagem do filme Rei Leão, contracena com bonecos dos Ursinhos Carinhosos e Power Ranges, entre outros, em busca por respostas sobre sua origem.

Por fim, no dia 4, entra no ar o último curta da série, uma adaptação de “Casa de Bonecas”, de Henrik Ibsen. Tendo, entre outros cenários um tabuleiro de jogo, o enredo trata de uma dona de casa inserida no convencionalismo social e na hipocrisia no final do século XIX. Espetáculos para adultos Após a abertura do Quarentena Filmes, o cartaz, às 21h, é para a programação adulta do Palco Virtual, que nesta primeira edição apresenta temáticas acerca do isolamento social, da ditadura militar e de vozes femininas da América Latina.

Os gaúchos da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz começaram com “Viúvas - Performance Sobre a Ausência”. Com dramaturgia, iluminação, figurinos, criação e direção coletiva da trupe, o espetáculo parte do texto de Ariel Dorfman, no qual mulheres de um pequeno povoado nas margens de um rio lutam pelo direito de saber onde estão os homens, desaparecidos ou mortos pela ditadura civil militar.