30/07/2020 as 08:31

ESTREIA

CCBB realiza a II Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo

A mostra apresenta uma seleção de 24 títulos feita pelo produtor e curador Amro Saad, egípcio naturalizado brasileiro

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

CCBB realiza a II Mostra de Cinema Egípcio ContemporâneoAmr Bayoumi/Divulgação

O CCBB vai ao encontro do público, oferecendo arte e cultura através da sua primeira mostra de filmes totalmente on-line, a 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo, que acontece até 23 de agosto de 2020, no site www.cinemaegipcio.com. Os ingressos são gratuitos. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A mostra apresenta uma seleção de 24 títulos feita pelo produtor e curador Amro Saad, egípcio naturalizado brasileiro. São obras realizadas entre 2011 e 2019 que revelam a nova geração de cineastas egípcios em documentários e ficções de diversos gêneros – da comédia ao terror. As produções vão desde premiados sucessos comerciais a filmes experimentais independentes que abordam temas antes pouco debatidos, de forma direta ou através de metáforas. Além da exibição diária dos filmes, serão realizados workshops, palestra e debate com diretores. A sessão especial de abertura será com o documentário “Para onde foi Ramsés?”, terá um debate com o curador e o diretor Amr Bayoumi, e um show da banda Mazaher, que fez a música do filme, tudo transmitido diretamente do Cairo.

“Mergulhada no contexto pós 2011, a 2ª edição da mostra apresenta a transformação da indústria cinematográfica egípcia. Evidencia a quebra de paradigmas e, principalmente, um novo olhar, que coaduna com a luta contínua pelas questões sociais, e avança para o entendimento e a percepção dos egípcios sobre sua própria identidade e estilo de vida. Com isso, soma ao debate dos direitos sociais a conscientização sobre o significado da vida”, comentou o curador e produtor Amro Saad.

A programação completa da mostra estará disponível gratuitamente, basta fazer um cadastro com o número do CPF. Todos os dias serão exibidos dois filmes. Cada filme passa duas vezes, em horários e dias diferentes. Serão realizadas sessões inclusivas (com legenda descritiva ou audiodescrição) e a apresentação da abertura terá tradução para libras.

Entre os destaques da mostra estão o filme de terror “O elefante azul 2” (2019), de Marwan Hamed, o maior sucesso de bilheteria da história do cinema egípcio; o documentário “Joana d'Arc Egípcia” (2016), de Iman Kamel, que discute as experiências das mulheres egípcias após a revolução de janeiro de 2011; a comédia “Como um palito de fósforo” (2014), de Hussein Al Imam, que homenageia as grandes estrelas da Era de Ouro do cinema egípcio; e “Eu tenho uma foto” (2017), documentário de Mohamed Zedan, que conta a história do cinema egípcio através da trajetória de Motawe Eweis, figurante que trabalhou em cerca de mil filmes, desde os anos 40 até hoje.

Sueli Voltarelli, gerente geral do CCBB Rio de Janeiro, destaca a importância dos eventos on-line: "Desde março, quando os Centros Culturais Banco do Brasil Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo interromperam as suas atividades presenciais, temporariamente, como medida de segurança contra o novo coronavírus, estamos trabalhando para oferecer conteúdos exclusivos de arte e cultura em meios digitais pelo #CCBBemCasa. O projeto Cinema Egípcio Contemporâneo é mais um passo importante dessa iniciativa. É a primeira vez em nossa história de 30 anos que realizamos uma mostra cinematográfica totalmente on-line e gratuita. Além de 24 títulos, serão oferecidos workshops, palestras com diretores, sessão especial de abertura e concerto musical. Tudo isso para que o nosso público continue tendo acesso à programação do CCBB na segurança de suas casas."

Para uma imersão completa no Egito, o público poderá fazer uma visita virtual 360º na exposição sobre o Egito Antigo, realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil. É só visitar o site: http://www.culturabancodobrasil.com.br/

Programação

Dia 30/07 – Quinta-feira

19h – “Fotocópia”. De Tamer Ashry (Egito, 2017). 90 min.10 anos. Sessão inclusiva com audiodescrição.

Mahmoud, um velho aposentado, é proprietário de um centro de datilografia e fotocópia no Cairo que está lentamente se tornando irrelevante devido ao crescente uso de computadores. Ele leva uma vida rotineira que gira em torno de seus negócios, sua pensão sempre atrasada, seus vizinhos e clientes. Mahmoud começa a aprender sobre a extinção de dinossauros, e com isso desencadeia uma série de eventos que darão um novo significado à sua vida. 

22h - “Para onde foi Ramsés?”. De Amr Bayoumi (Egito, 2019). 62 min. Livre.

Documentário. O maior processo de transferência que as ruas do Cairo já testemunhou, que levou mais de 12 horas. A grandiosa estátua de Ramsés foi transportada da praça que recebeu o seu nome, uma das maiores praças do Cairo, até seu novo local, o grande museu egípcio.   

Dia 31/07 – Sexta-feira

19h – “Pó de diamante”. De Marwan Hamed (Egito, 2018). 162 min.10 anos.

Taha trabalha para uma empresa farmacêutica e vive uma vida extremamente chata com seu pai deficiente. A vida dela é virada de cabeça para baixo depois que um assassinato misterioso revela muitos segredos, arrastando Taha para o mundo do crime e da corrupção.

22h - “Fotocópia”. De Tamer Ashry (Egito, 2017). 90 min.10 anos. Sessão inclusiva com audiodescrição.

Dia 1º/08 – Sábado

17h – Bate-papo "Novas narrativas no cinema egípcio contemporâneo" com as jornalistas e críticas Nahd Nasr (egípcia) e Maria do Rosário Caetano (brasileira), com tradução para o português.

19h – “Dia do julgamento final (Yomeddine)”. De Abu Bakr Shawky (Egito, 2018). 97 min.10 anos.

Beshay é um coletor de lixo que decide sair do confinamento de uma colônia de leprosos e partir para o Egito em busca da família. Ele viaja com seu aprendiz órfão ao longo do Nilo, ficando cara a cara com a maldição de ser um estranho.

22h - “Pó de diamante”. De Marwan Hamed (Egito, 2018). 162 min.10 anos

Dia 2/08 – Domingo

17h – “Entre dois mares”. De Anas Tolba (Egito, 2019). 87 min.14 anos.

Uma família de uma área rural no Egito é dividida após um trágico acidente. A busca de uma mãe por redenção, vingança e esperança define os eventos dessa história dramática de uma sociedade esquecida. 

 20h – “Dia do julgamento final (Yomeddine)”. De Abu Bakr Shawky (Egito, 2018). 97 min.10 anos.

|Foto: Amr Bayoumi/Divulgação