18/08/2020 as 08:43

LITERATURA

Escritor sergipano lança romance LGBTQIA+

Obra de ficção conta o drama de um casal que lutou pelo amor no início do século passado

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O escritor e jornalista sergipano, Diogo Souza, lança, neste sábado, 15, seu novo livro. Intitulado 'O amor não é para covardes', disponível em versão digital na loja Kindle da Amazon, a obra é um exercício de imaginação do autor que narra a história de um casal homoafetivo que se conhece na primeira e única viagem do RMS Titanic, em 1912. Este é o primeiro de ficção de Diogo e seu primeiro com temática LGBTQ+.

O ebook 'O amor não é para covardes' está a venda por R$ 9,98 na Amazon e é gratuito para clientes Kindle Unlimited.

A trama, segundo o autor, começa em Southampton, zona portuária inglesa de onde partiu o Titanic, na época o maior navio do mundo. "O protagonista, Abraham, é um rapaz franzino que sonha fugir das perseguições e agressões que sofria do pai e do irmão. E pretendia fazer isso assim que desembarcasse do Titanic. Na luxuosa viagem de primeira classe, ele conhece Phillip, um belo e prestativo valete do conhecidíssimo e controverso Mister Kemble, que desperta todo tipo de comentário ácido da preconceituosa primeira classe. Phillip ampara Abraham, após um incidente no salão de jantar e então surge uma improvável amizade. Com Phill, Abe se vê muito perto da liberdade que tanto sonhava e o sentimento que surge entre os dois o deixa encantado e apavorado. Seus destinos mudam para sempre na fatídica noite de 14 de abril de 1912, quando terão que lutar juntos pelo amor e pela vida", adianta o escritor.

Diogo conta que, apesar de ser LGBTQIA+, casado e ter boa relação com sua sexualidade, sentia dificuldade em escrever personagens gays. "Quando tentava escrever, não me sentia confortável e percebi que precisava mudar isso. Entendi que nunca havia tido contato com literatura LGBTQIA+, então eu não tinha referências. Quando passei a consumir esse tipo de conteúdo, principalmente os que mais me despertavam identificação, senti que precisava explorar esse caminho e escrever meu primeiro romance com essa temática", relata o escritor. Ele também explica que o cenário do Titanic era um sonho antigo.

"A história do navio, que nunca terminou sua primeira viagem e agonizou por duas horas e meia no oceano escuro e gelado, sempre me fascinou. Como a maioria das pessoas, conheci pelo filme de James Cameron, mas levei anos até me interessar pelo que era real nessa história. Depois de muita pesquisa, livros e documentários, o fator humano dessa tragédia me tocou profundamente e sentia que precisava escrever sobre aquela sensação com o devido respeito. Foi quando comecei a desenhar em minha mente a trama e os personagens", explica.

Uma dificuldade lembrada por Diogo foi a de escrever sequências que se passavam em temperaturas negativas. "Escrevi esse livro no verão de Aracaju,  então foi um exercício interessante falar de um frio congelante enquanto derretia no nosso verão nordestino", brinca o escritor.

O livro "O Amor não é para Covardes" está disponível neste link.

Outras obras

Diogo Souza também escreve não-ficção, é o autor do livro-reportagem 'Sobrevivendo a um Relacionamento Abusivo", disponível em versão impressa e digital, e da coletânea de contos e crônicas 'Encontro com o Cara do Espelho', disponível na versão digital.

Ele também mantém uma página no Instagram, o @caradoespelho, onde apresenta contos, crônicas e dicas literárias em geral.

|Fonte e foto: Assessoria de Comunicação