17/09/2020 as 09:11

PREMIAÇÃO

‘As Filhas de Bernarda’ vence no London New Renaissance Film Festival

Filme realizado por Ivan Abujamra e inspirado no livro "A Casa de Bernarda Alba" retrata o espetáculo criado por Clarisse Abujamra

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

‘As Filhas de Bernarda’ vence no London New Renaissance Film FestivalDivulgação

O filme “As Filhas de Bernarda” acaba de conquistar o prêmio de melhor filme na categoria “filme de dança” do London New Renaissance Film Festival (NRFF). Realizado por Ivan Abujamra, diretor de cena da produtora Cine, o filme narra, por meio da dança flamenca, a história de cinco filhas constantemente censuradas em seus desejos e confinadas à solidão. Ainda assim, o desejo se impõe e traz momentos de euforia, dor, esperança e conflitos.

Realizado a partir do espetáculo teatral de mesmo nome, o filme tem duração de 45 minutos. A peça é uma inspiração da diretora de teatro e coreógrafa brasileira Clarisse Abujamra ao clássico da dramaturgia “A Casa de Bernarda Alba” – escrito por Federico Garcia Lorca em 1936. A atriz, em 2019, adaptou, fez a concepção coreográfica e dirigiu o espetáculo chamado “As Filhas de Bernarda”, com produção feita em parceria com o estúdio de Flamenco Ale Kalaf. A obra é sobre as relações entre mãe e filhas a partir da reclusão imposta por Bernarda após a morte do marido.

Ivan Abujamra, além de estrear como iluminador de teatro nessa peça, que esteve em cartaz no Teatro Sergio Cardoso, em São Paulo, criou um filme a partir do espetáculo.

“Todo o processo de filmagem foi realizado em um único dia, para isso foram necessários dois ensaios gerais e uma apresentação até que todos os takes fossem contemplados para um filme fiel ao espetáculo”, explica Ivan Abujamra. “Sigo agradecendo a todo apoio que tivemos para chegar até lá. A conquista desse prêmio significa que a arte sempre vence, mesmo em tempos nebulosos. Agradeço mais uma vez à Cine, em especial a Luciane Toffoli, produtora executiva da Cine, que me “empurrou” em direção a acreditar que tínhamos um bom material em mãos e continuar com a finalização, e ao Raul Doria, sócio e produtor executivo que disponibilizou todo o suporte e ferramentas para navegarmos em mares desconhecidos e chegar em terra firme, agradeço também a toda a equipe pela disposição e talento em mais esse projeto e também a todos os parceiros que se aventuraram nessa produção”, finalizou Ivan.

Estiveram em cena as bailarinas Ale Kalaf, Carol Corrêa, Ximena Espejo, Fernanda Viana e Nina Molinero. Música original composta por Allan Harbas, no cajon Lucas Ruedas, mixagem e Cello de André Abujamra. Com direção de fotografia de Ivan Abujamra e Eduardo Carapito, montagem de Lucas Camara, color grade de Sergio Cicinelli e supervisão de pós-produção de Marcos Eduardo.