23/09/2020 as 09:29

CULTURA E ARTE

Museu da Gente Sergipana participa da 14ª Primavera dos Museus

Até o próximo dia 27, diversas ações serão realizadas por museus em todo o Brasil.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda participa de mais uma Primavera dos Museus. Dessa vez em formato diferente, como propõe o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) nesse período de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Com o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”, toda a programação será realizada em ambiente virtual, proporcionando encontros, mesmo que à distância, entre o museu e seu público. Até o próximo dia 27, diversas ações serão realizadas por museus em todo o Brasil.

Em Sergipe não será diferente e o Museu da Gente Sergipana dará sua contribuição através das “Oficinas da Gente” e do tour virtual em 360º pelas instalações do Museu da Gente Sergipana, com acesso já disponível no site www. museudagentesergipana.com.br. As “Oficinas da Gente” também fazem parte da programação. São ações educativas realizadas de forma frequente pelo museu, mas que dessa vez acontecerão sem a presença do público. No dia 25, será disponibilizada a oficina de produção de fantoche do Boi do Reisado, técnica em dedoche, utilizando material reaproveitável. Ambos os vídeos poderão ser acessados pelo YouTube, no canal do Instituto Banese.

A 14ª Primavera dos Museus é uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. O Museu da Gente Sergipana é um projeto mantido pelo conglomerado Banese, que é formado pelo Banese e pela Sergipe Administradora de Cartões e Serviços Ltda (SEAC). Adicionalmente, fazem parte do grupo a Banese Administradora e Corretora de Seguros, o Instituto Banese de Seguridade Social (Sergus), a Caixa de Assistência dos Empregados do Banese (Casse) e o Instituto Banese.

Funcap A Fundação de Cultura e Arte Aperipê oficializou a abertura da 14ª Primavera dos Museus com a realização de uma “roda de conversa” nos estúdios da Aperipê TV, no último dia 21. “É edificante discutirmos o novo formato de atuação dos museus em um momento tão delicado como o atual. O evento passou por uma transformação de presencial para o digital, seguindo as orientações do Instituto Brasileiro de Museus. Parabenizo os envolvidos na execução deste projeto tão enriquecedor”, afirmou a presidente da Funcap, Conceição Vieira. Para o museólogo do Palácio-Museu Olímpio Campos, Romário Portugal, reinventar-se é necessário. “Há uma gama de opções possíveis mesmo em tempos de pandemia. Visitas e exposições virtuais são um ótimo exemplo.

O importante é não perder o estímulo na promoção de atividades que movimentam os museus, despertando a atenção do público”, disse. O historiador e supervisor do Museu da Gente Sergipana, Carlos Viana, enfatizou os desafios. “A 14ª Primavera dos Museus nos inspirou a descobrir possibilidades de levar todo o acervo do museu de forma virtual ao público geral.

Apesar do Museu da Gente Sergipana ser um museu tecnológico, o único do Norte-Nordeste em multimídia, nós não trabalhávamos com as ferramentas digitais para apresentar os conteúdos e acervos voltados ao público externo e, sim, o uso da tecnologia fazia parte do contato presencial. Por outro lado, o tema da nova edição do evento nos estimulou em tornar possível a visita com apenas um clique”, explicou. Heyse Oliveira enalteceu a iniciativa. “O Ibram provocou a sociedade em repensar a respeito da tecnologia como ferramenta de democratização do conhecimento dentro destes espaços. Além disso, discutir o tema com colegas da área foi muito positivo”, concluiu a museóloga.