14/10/2020 as 09:51

CULTURA

Avessa Grupa estreia peça virtual com Diane Veloso e Giuliana Maria

Os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla. Sonhos e desejos conectam as personagens Vera (Diane Veloso) e Sara (Giuliana Maria)

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Na próxima sexta, 16, às 21h, tem a estreia da peça “Onde você estava quando eu acordei? - Um Atentado Virtual”, da Avessa Grupa. O espetáculo é estrelado pelas atrizes Diane Veloso (SE) e Giuliana Maria (SP), com direção da maranhense Flávia Teixeira e texto do dramaturgo carioca Sidnei Cruz. Em uma sala virtual, o público conhecerá “Vera” e “Sara”, que se encontram após 15 anos, com o desejo urgente de romper com o que as aprisiona. O espetáculo terá três sessões, apresentado nas próximas sextas- -feiras deste mês (16, 23 e 30), sempre às 21h.

Os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla. Sonhos e desejos conectam as personagens Vera (Diane Veloso) e Sara (Giuliana Maria). Após 15 anos, elas se reencontram, numa narrativa atemporal e descontínua, onde sonhos revelam pistas do que as trouxe até ali. Em comum, ambas têm o desejo de romper com o que as aprisiona, mas será que elas terão coragem?

A atriz Diane Veloso conta que “os sonhos são transbordamentos de várias camadas das personagens, entre experiências vividas, dores não curadas e traumas”, e ressalta a urgência dessas mulheres ganharem voz agora, durante o período de isolamento social. Escrito pelo dramaturgo Sidnei Cruz (RJ), o texto foi criado a partir de uma provocação da própria Diane, como conta a atriz sergipana e fundadora do grupo teatral Caixa Cênica. “Estava buscando um texto que falasse sobre o feminino e o feminismo, mas não encontrava algo que realmente exprimisse esses anseios. Então, o Sidnei disse que o escreveria. Na época, Giuliana atuava no Caixa Cênica. Até que, um certo dia, Sidnei teve um sonho e me ligou. E esta é uma das primeiras cenas de ‘Onde você estava quando eu acordei? - Um Atentado Virtual’”, revelou Diane Veloso.

Chamado de web teatro, teatro expandido ou teatro online, o espetáculo reflete essa nova vertente das artes cênicas, criada por companhias teatrais diante da pandemia e do distanciamento social. “Assim como o teatro tradicional usa recursos de outras artes, também usamos no teatro expandido, unindo teatro e performance aos recursos e narrativas do audiovisual. Mas temos a certeza de que é teatro, pois essa é a base da nossa criação”, explicou Diane.

O vínculo com o público acontece através da sala virtual da plataforma Zoom. Avessa Grupa A “Avessa Grupa” se formou em 2020, a partir da tentativa de investigar interações entre teatro, cinema e performance nas plataformas digitais, como sendo o único lugar possível para o encontro (em segurança) com o público em tempos de pandemia. É formada por quatro mulheres: a atriz sergipana Diane Veloso, que também é vocalista d’A Banda dos Corações Partidos e do Projeto Bacuri; a atriz Giuliana Maria, fundadora do grupo Umbuzeiro (SP); a atriz e diretora maranhense Flávia Teixeira, que atualmente colabora com a Cia. Dual (SP); e a artista plástica e produtora cultural Rafaella Simbol, responsável pelo cartaz do espetáculo.