21/10/2020 as 09:34

LEITURA

Edise disponibiliza mais de 50 e-books gratuitos

São títulos sobre as mais variadas áreas de pesquisa, como história, literatura, biologia, teatro, comunicação, geografia e filosofia, entre outros

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise), órgão suplementar da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), disponibiliza, gratuitamente, 58 e-books entre livros e revistas. São títulos sobre as mais variadas áreas de pesquisa, como história, literatura, biologia, teatro, comunicação, geografia e filosofia, entre outros. “Uma boa oportunidade para manter a leitura em dia e navegar por temas até então desconhecidos”, observa o gerente da Edise, Jeferson Melo. Essas publicações já contam com versão impressa (comercializada pela editora na sede da Segrase e na Livraria Escariz), porém, algumas das obras já estão esgotadas na versão impressa, como é o caso do título “Os Não-Recomendados: A violência contra a população LGBT em Sergipe e o atendimento profissional dos casos oficiais de homofobia e transfobia”, de Móises Santos de Meneses, que foi lançado em 2018.

Segundo o diretor Industrial da Segrase, Mílton Alves, o objetivo da ação é incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros. “Nossa intenção é democratizar o acesso às obras da editora, que tem como missão apresentar à sociedade, sob forma de livros, o conhecimento científico e cultural”. A disponibilidade virtual das obras acontece desde 2015. De acordo com o presidente da Segrase, Francisco de Assis Dantas, a intenção é disseminar a leitura. “Nossa ideia é que mesmo livros que estão à venda, em papel, possam ficar à disposição para download gratuito, sem que isso signifique a falta de interesse pela compra. Existe público para os dois formatos e o que queremos é alcançar cada vez mais leitores”. Os arquivos são disponibilizados nos formatos PDF e para ter acesso é preciso acessar o site www.segrase.se.gov.br.

Obras disponíveis
A Edise conta com todas as edições da Revista Cumbuca disponíveis em PDF e 29 livros digitais. Entre os títulos estão “Homicídios no Brasil e em Sergipe: Uma análise sob a ótica da economia do crime”, de Marco Antonio Jorge; “Telenovelas Brasileiras e Portuguesas: Padrões de audiência e consumo”, de Raquel Marques Carriço Ferreira; “Entre Papéis e Lembranças: O Centro de Educação e memória do Atheneu Sergipense e as contribuições para história da educação”, de Eva Maria Siqueira Alves (organizadora); “Campo Aberto: Para a crítica da epistemologia da comunicação”, de César Ricardo Siqueira Bolaño; “História da Escola Primária no Brasil: Investigações em perspectiva comparada em âmbito nacional”, de Rosa Fátima de Souza, Antonio Carlos Ferreira Pinheiro e Antônio de Pádua Carvalho Lopes; “Couro Curtido - Memórias de um militante comunista”, de Val Carvalho; “Ranulfo Prata - Vida & Obra”, de Gilfrancisco Santos; “IV Ciclo de Debates em Estudos Olímpicos e Paraolímpicos - Diferentes olhares sobre os Jogos Rio 2016: a mídia, os profissionais e os espectadores” - Volume I e II - Ailton Fernando Santana de Oliveira e Marcelo de Castro Haiachi; “Continência a um comunista”, de Milton Júnior; “A Fórceps”, de Vivian Reis; “I Antologia Literária de conto, crônica, cordel e poesia da CGE - Controladoria-Geral do Estado de Sergipe” - Organizador Eduardo Almeida; José Fernandes – Marcelo Ribeiro; entre outros.