20/04/2021 as 11:02

ARTE

Alan Adi apresenta ‘Atalaia’ no Aracaju Parque Shopping

Exposição do premiado artista sergipano reúne 12 peças, dentre pinturas, impressões e instalações, mostrando a praia como uma tradução tropical do país e símbolo do lugar

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Atalaia quer dizer aquele que vigia, que observa ou lugar elevado de onde se observa. É o nome também da praia que é cartão-postal de Aracaju. Mas o artista visual, Alan Adi, que divide seu tempo entre Sergipe, São Paulo e Rio Janeiro, revela que não foi exatamente por nenhum desses motivos a escolha do nome do projeto, que será exibido no Aracaju Parque Shopping, de 19 de abril a 03 de maio. “Claro que a primeira lembrança que eu tenho de praia, é da Atalaia, que ia em momentos em família aos finais de semana. Tudo na infância tem encanto.

Quando a gente vai crescendo a gente vê o que fica desse encanto e a praia, o mar é o que ficou para mim”, diz. A constante presença do mar está fixada nas 12 peças – dentre pinturas, impressões e instalações – em ‘Atalaia’ . Algumas inéditas, outras parte de séries já exibidas em outros estados, e que retornam agora para a exibição na cidade natal do artista. “Eu trago essa lembrança meio que involuntária para várias séries que eu produzi em diferentes momentos da minha trajetória. Eu nunca tinha raciocinado sobre isso, mas quando eu parei para ver, eu vi que os elementos mar, praia, tudo que ladeia a paisagem marítima está presente”, revela.

SOBRE O ARTISTA
Alan Adi tem em sua produção temas relacionados à formação da sociedade brasileira, a exemplo da migração, economia, história, educação e herança social. Ele foi um dos finalistas do 7º Prêmio Industrial Nacional Marcantonio Vilaça (2019), Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo (2016) e do III Prêmio EDP nas Artes do Instituto Tomie Ohtake (2012). Entre as participações em exposições recentes de destaque constam ‘Sobre os ombros de Gigantes’ (Galeria Nara Roesler, 2021); ‘Por ser de Lá’ (Galeria Superfície, 2019/2020); ‘ À Nordeste’ (Sesc 24 de Maio/ SP; 2019) e a Bienal do Barro (Fábrica Caruá, 2019). ‘Atalaia’ é um projeto contemplado pelo edital ‘Janelas para as artes’, iniciativa da Funcaju, através da Lei Aldir Blanc.