27/04/2021 as 08:27

LITERATURA

Joelma Queiroz fala do livro "O Renascer da Floresta"

Livro com temática sobre a natureza desperta compromisso ambiental nas crianças

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A pequena índia Teçá nasceu com surdez, se comunica através da linguagem de Libras e, através da literatura, compartilha uma grande lição com crianças de todo mundo. A protagonista do livro O Renascer da Floresta, da escritora baiana Joelma Queiroz, aponta o poder da união como caminho para salvar a natureza da ação destrutiva da humanidade.

Com selo da Editora InVerso, a publicação, agora trilíngue, foi relançada no dia 22 de abril, em evento virtual. Além da língua portuguesa, a história de Teçá ganha versão em espanhol e inglês. “Neste momento em que o mundo acompanha as discussões sobre a preservação da Amazônia, o livro aborda a temática da cultura indígena e da preservação ambiental. Precisamos nos conscientizar, o quanto antes, que somos o quinto elemento e temos o compromisso de cuidar da terra porque fazemos parte dela”, destaca a autora. 

Pedagoga, psicopedagoga, especialista em Alfabetização Infantil e Psicomotricidade, Joelma atua na sala de aula com o propósito de despertar o gosto pela literatura. Sempre acreditou que o livro é um poderoso instrumento de cultura, cidadania e conscientização. Leitora voraz, ela se tornou escritora em plena pandemia. “Passamos por três perdas. E minha filha, de 6 anos na época, sofreu muito. Para amenizar a dor de outras crianças, resolvi compartilhar minha experiência como mãe e educadora”, conta como nasceu seu livro de estreia Cadê Minha Gatinha?. “O que mais me motiva a escrever é saber que posso contribuir para a formação de seres humanos sensíveis, mais empáticos e que saibam respeitar as diferenças”, acrescenta. 

Entre tantos efeitos adversos do isolamento social, Joelma resolveu criar um canal no Youtube para se aproximar dos alunos e compartilhar os benefícios da leitura. “A literatura infantil tem grande importância para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças”, defende. No canal Jó conta e encanta (https://www.youtube.com/c/Jócontaeencanta), as histórias narradas ao vivo são instrumentos de reflexão de temas importantes para o público infantil, como alimentação saudável,  prática de atividade física, preservação ambiental, diversidade e respeito às diferenças. “A escrita para mim é uma oportunidade de criar histórias com foco na educação humanista e deocolonial, objetivando a formação do ser humano sensível”, conclui.