28/04/2021 as 08:29

MÚSICA

Rebecca Melo lança primeiro single autoral nesta sexta-feira

Sobre “Caminho de Volta”, Rebecca conta que é uma canção que fala de amor, numa narrativa que mescla elementos da natureza e do universo da música

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nesta sexta-feira, 30 de abril, chega a todas as plataformas de streaming o primeiro single da cantora Rebecca Melo, "Caminho de Volta”. A canção representa o ingresso da cantora sergipana no universo da música autoral e marca a nova fase da sua trajetória artística, agora centrada na defesa do forró tradicional. Composta em parceria com Raquel Diniz, “Caminho de Volta” é a primeira faixa do EP de mesmo nome, produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, através de edital da Fundação de Arte e Cultura Aperipê – Funcap Sergipe.

Rebecca não nega a alegria de estar entrando no mercado streaming com uma canção autoral, após anos de atuação como intérprete em projetos diversos, solo ou ao lado do Nanã Trio. “O caminho de um artista até encontrar seu lugar de expressão maior pode ser longo. Às veze leva anos até que um cantor entenda com que estilo se identifica mais e vá além, produzindo um trabalho autoral que realmente represente a sua verdade, a sua forma de se manifestar artisticamente. Estou feliz de ter chegado nesse momento, sabendo que o amadurecimento artístico é processo contínuo, mas já convicta da necessidade desse mergulho que faço na nossa cultura regional, que é o que verdadeiramente toca a minha alma”, afirma Rebecca.

Sobre “Caminho de Volta”, Rebecca conta que é uma canção que fala de amor, numa narrativa que mescla elementos da natureza e do universo da música. “Ela foi concebida na praia, meu cenário preferido de composição. Ao escutar, é possível de imediato perceber a influência do ambiente na canção. Raquel, amiga linda e talentosíssima, tinha me mandado essa melodia, com harmonia de Saulinho Ferreira. Achei belíssima e um dia, na praia, me veio a letra. A composição em parceria é um dos prazeres que descobri nesta pandemia”, revela. Além de Raquel, Rebecca compôs outras canções juntamente com Lucas Campelo, Bob Lelis, Taíme Gouvea, Álvaro Müller, e sua mãe, Graça Melo.

Quem assina a produção musical de ‘Caminho de Volta’ é Evandro Schiruder, músico bastante conhecido na cena poprock sergipana e que, já há alguns anos, vem se destacando no trabalho de produção musical de diversos artistas. Ela conta que ele aceitou o desafio com alegria, de produzir o seu trabalho, na linha do forró tradicional. “Schiruder é um grande profissional, criativo e comprometido. Ele acolheu com carinho as minhas ideias e foi muito além, produzindo um arranjo encantador com grande sensibilidade, imerso na pesquisa, em busca da melhor sonoridade possível para o estilo que estávamos buscando. Para mim, o resultado não poderia ter sido melhor”, afirma Rebecca.

Além do arranjo, mixagem e masterização, Schiruder foi o responsável pelas linhas de guitarra, e dos violões de aço, nylon e 12 cordas. A sanfona virtuosa e dançante é de Missinho do Acordeon; o baixo swingado, de Júnior de Lima; bateria e percussão marcadas e pulsantes são de Júlio Fonseca. Segundo Rebecca, esse é o time que acompanha as gravações de todo o trabalho, que será lançado nas plataformas sequencialmente, ao longo do ano, e que inclui, ainda, canções inéditas de outros compositores sergipanos, que Rebecca prometeu divulgar em breve. O pré-save de “Caminho de Volta” já está disponível na BIO do perfil @rebecca_melo no Instagram, onde também estarão disponíveis os links para acesso às principais plataformas, a partir de sexta-feira.

|Foto: Pritty Reis