07/06/2021 as 09:54

EM ARACAJU

‘Mostra Cinema Nortista’ acontece até o próximo dia 11

Projeto UFS/Cine Vitória Online oferece conteúdo da sétima arte de forma remota

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Até o próximo dia 11, acontece a segunda edição do projeto UFS / Cine Vitória online, com a exibição da “Mostra Cinema Nortista”.

Encabeçada pelo curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Cinema Vitória, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/ SE), o projeto tem o intuito de estimular o cinema e continuar, de forma remota, o trabalho feito pelo Cinema Vitória, a única sala de cinema de arte do Estado desde 1934.

A mostra reúne 14 filmes, entre eles longas e curtas metragens, de diretores e diretoras da região Norte do país. A curadoria foi realizada por Flávio Torquato, Samara Aragão e Mayla Sandes, com produção de Mateus Ferreira e Jefersson Moraes, e os filmes serão exibidos através no canal CinemaVitóriaUFS, no YouTube.

Assim como na primeira edição, o projeto acontece de forma online e gratuita no canal, no YouTube. A ação é uma forma de democratizar o acesso à cultura audiovisual e abrir espaços para debates e discussões sobre a sétima arte. Para além da exibição de filmes, os diálogos vão acontecer por meio de vários conteúdos como o podcast UFS / Cine Vitória, oficinas e Master Classes, que prometem ser uma ponte entre aquelas pessoas que estão produzindo cinema e o público. Por enquanto, é possível revisitar o que foi feito na primeira edição do projeto acessando o canal do projeto e o podcast, que está disponível nas plataformas de áudio.

Além de atuar como um fomentador da cultura cinematográfica sergipana, o projeto UFS / Cine Vitória surgiu como uma tentativa de manter o trabalho do Cinema Vitória, que foi interrompido devido à pandemia de Covid-19. A primeira edição começou em novembro de 2020, com a Mostra de Cinema Negro, e terminou em fevereiro deste ano, com a Mostra Olhares Sergipanos. Ao total foram cinco mostras cinematográficas que discutiram diversos temas, Master Classes, Webinários e o podcast que continuará nesta nova edição.

Foto: Divulgação