09/06/2021 as 09:46

LITERATURA

Zeza Vasconcelos lança novo romance

“Cão sarnento” é o quarto livro do médico escritor

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com o zelo da palavra, a ficção romanesca em atividade permeando reflexões de temas complexos e resgates históricos, o médico e escritor Zeza Vasconcelos investiu no quarto livro e segundo romance: “Cão Sarnento”. Nele, o mascate judeu Isaac perambula pelo interior do Brasil comercializando tecidos, artigos femininos e bijuterias até que, para acalmar o cansaço das viagens, fixa coração e moradia numa cidade do interior, onde vive um casamento inicialmente tedioso, e, em seguida, com as turbulências de uma nova paixão.

“Há um cansaço dele por conta dos deslocamentos e ele se apaixona, casa-se com uma cliente da cidade, vivenciando a tradição e costumes diferentes do seu. Isaac teve a família dizimada pelo nazismo. E passa a viver nessa cidade em que existe um mandatário, a presença da Igreja Católica, e, mais tarde, a chegada de uma cabocla para trabalhar na sua casa, o que desperta uma paixão, um novo amor. E toda a história vai sendo desencadeada nesse romance, em qual, mais uma vez não especifico o lugar, pois deixo a imaginação do leitor criar esse cenário, que pode ser uma cidade do Nordeste ou do Sul do país”, destacou Zeza Vasconcelos.

Segundo ele, a narrativa estimula a reflexão sobre religiosidade, paixão, costumes, escolhas e muito mais. “Isaac foi vítima do nazismo, tendo grande da família dizimada, e viajava a Israel. E é em uma delas que ele se dá conta de viver o amor com cabocla do sertão, uma paixão intensa e que merece esse reencontro. É uma história de encontro do mundo sertanejo com o judeu”, ressaltou.

Autor de “O Herbanário de Tia Finha e Outras Histórias Curtas” (contos, 2016); “Sara” (romance, 2017) e “Suíte dos Viventes” (contos, 2018), Zeza fala sobre os desafios de ser escritor e a paixão por compartilhar a literatura que o arrebate e deságua em contos e romances. “É muito difícil ser escritor no Brasil e ainda mais complicado é escrever ficção em Sergipe. Financiamento é difícil, realizar uma noite de lançamento é custo, enfim. É muito caro publicar um livro e eu faço isso de forma independente, assim como tenho optado pela venda direta também. Eu gosto de escrever e compartilhar essas histórias e receber o feedback dos leitores me deixa ainda mais feliz”, afirmou o escritor.

O Autor José Vasconcelos dos Anjos, o “Zeza Vasconcelos”, é natural de Aracaju e possui quatro livros publicados. Médico, também artista plástico e músico, tendo o amor mais declarado à literatura, cuja paixão surgiu na infância quando seus pais lhe contavam histórias. Na adolescência ia frequentemente à Biblioteca Pública Estadual, que na época ficava na Praça Fausto Cardoso, ler e pegar livros emprestados.

Foi então que começou a escrever alguns poemas, mas foi na década de 1990, em uma oficina literária organizada pela Universidade Federal de Sergipe, que o autor iniciou a escrita de contos com regularidade.