20/07/2021 as 09:41

CULTURA

Fábio Alcântara pilota o curso de férias em Aracaju

Como coreógrafo procura entender o corpo e como ele se move através da textura de movimento, pensando sempre na qualidade técnica e artística dos intérpretes

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Na resistência do compartilhar de conhecimento técnico e outras vivências, o professor e coreógrafo Fábio Alcântara, natural de Recife, desembarca em Aracaju para ministrar um curso de férias a convite da Nu Tempo Dance Company, capitaneada pelo bailarino e também coreógrafo Everaldo Pereira.

Aberto para bailarinos iniciantes e intermediários, bem como profissionais e amantes da dança, o curso proporcionará aos participantes o contato com as experiências de Fábio Alcântara na Fundação Teatro Municipal e da Escola de Dança de São Paulo (EDASP) e toda a bagagem profissional do artista ao longo de uma trajetória marcada pela participação em vários festivais; cursos por todo o país, bem como pela premiação de Melhor Bailarino North Dance Festival de Portugal. “Será um momento único de troca, de intercâmbio, de conhecimento, o que é muito significativo para uma companhia jovem.

Já venho desenvolvendo esse trabalho há algum tempo, com a presença de outros bailarinos como Fábio, pois é de grande importância que os jovens bailarinos tenham contato com outros coreográficos, outras técnicas. Esse intercâmbio e essa reciclagem são fundamentais para um corpo novo, que esteja aberto à desconstrução. E a principal importância é essa troca de experiência”, destacou o coreógrafo e bailarino Everaldo Pereira.

O apontar o público alvo, ele destaca que as inscrições estão abertas através das redes sociais da Nu Tempo e enfatiza a contribuição do curso para despertar de olhares, perspectivas e corpos dos que fazem pare dança no Estado de Sergipe. “Fábio trabalha com todos os corpos, não precisa ser um bailarino mais adiantado ou profissional. Assim, como podem participar também os amantes da dança. Nossos bailarinos precisam dançar outros trabalhos para não ficar com o mesmo passo. É preciso aprimorar a técnica, renovar o conhecimento. E é um trabalho de resistência e desafio, pois trazer um bailarino do Teatro de São Paulo para Aracaju nessas condições é um trabalho de resistência que vai acrescentar ainda mais ao cenário da dança em Sergipe.

Portanto, os interessados devem entrar em contato através @ nutempodance e @fabio_alcantaraofc para vivenciar essa experiência”, disse. O BAILARINO Fábio Alcântara é natural de Recife, onde aprofundou os estudos em danças populares, como frevo, maracatu, coco, ciranda etc. Ao longo da formação profissional passou por diversas vertentes de dança, até se identificar com a dança contemporânea como principal fio condutor. Hoje, Fábio tem linguagem própria para a formação e profissionalização de alunos.

Como coreógrafo procura entender o corpo e como ele se move através da textura de movimento, pensando sempre na qualidade técnica e artística dos intérpretes.

|Por Gilmara Costa
||Foto: Norma Lucia dos Santos