24/08/2021 as 09:45

CULTURA

Pablo Valadares lança ‘Selvagem'

No livro, há vários selvagens, e acho que todos temos um ser ‘Selvagem’ que habita dentro de nós

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com a maturidade na linha escrita adquirida pela vivência e observância do tempo, Pablo Valadares, autor da premiada obra “Minhas Histórias, Nossas Estórias” (2018), lança o segundo e mais novo livro no próximo dia 27, em mais uma “Noite Boêmia”, a partir das 19h, no Seu Sergipe, com assinatura dos livros marcada para as 17h30.

Intitulado “Selvagem”, a publicação sugere uma agressividade da palavra que tão logo é superada pela força, beleza e empatia da poesia do jovem escritor compartilhada numa disposição gráfica que desperta a tensão e dá fôlego a cada monólogo descrito. Segundo o autor, “Selvagem” foi escrito durante os lançamentos do primeiro livro pelo Brasil afora, em encontros com públicos diversos e consigo mesmo, numa descoberta de outros “eus”. “Escrevi esse novo livro quando estava pelo mundo, por estradas, cidades e estados.

Acredito, então, que essas vivências, juntamente à presença nas escolas me possibilitaram amadurecer enquanto ser humano e poeta. Quando a minha poesia me mostrou para o público e me jogou no mundo, eu era só um menino e acabei descobrindo, em meio a toda essa intensidade, um ser ‘Selvagem’ dentro de mim, que sente, que chora, que fala, que grita e que não deixa de ser homem por tudo isso. Na verdade, isso me faz um homem mais seguro. Também descobri que esse é o meu manifesto: ‘Lutar, desaguar e falar de sentimentos’.

No livro, há vários selvagens, e acho que todos temos um ser ‘Selvagem’ que habita dentro de nós, mas só se olharmos para o nosso eu, nos interiorizarmos, explorarmos nossa verdadeira natureza”, disse. Com um hiato literário causado pela pandemia, Pablo fala sobre o momento de entrega dessa selvageria poética, em meio a restrições de público. “A minha escrita volta com o ‘Selvagem’, que grita para o mundo que sentir não é um problema. Ele continua as críticas à sociedade líquida, que também já haviam no primeiro livro. Será que não estamos olhando a vida demais e esquecendo de aproveitá-la? Pablo Valadares lança ‘Selvagem será iniciada às 17h30, no Seu Sergipe Esse e outros muitos contextos irão se aprofundar ainda mais no meu novo livro. É uma necessidade não só minha, mas de todos aqueles que acompanham a minha poesia. Por isso, entregar o ‘Selvagem’ ao mundo é como tirar um peso enorme das minhas costas.

Descobri que esse é o meu manifesto: ‘Lutar, desaguar e falar de sentimentos’”, explicou Pablo Valadares. Atendendo aos cuidados e orientações sanitárias, o Seu Sergipe Bistrô receberá a segunda Noite Boêmia em um formato menor, com limite de público, e uma diversa programação artística com declamações, músicas e outras artes. “Além da venda do livro com assinatura do meu carinho para os leitores, haverá em paralelo música ao vivo voz e violão com Alexandre, Emily e uma participação incrível da diva sergipana Soyan. E em meio a tudo isso, não pode faltar palco livre para declamações de poesias”, ressaltou.

|Por Gilmara Costa
||Foto: Divulgação