26/10/2021 as 11:31

CULTURA

Professor de Umbaúba resgata memórias de educadoras do município

A obra trata do cenário da educação de Umbaúba por meio das memórias das primeiras educadoras

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Professor de Umbaúba resgata memórias de educadoras do município

Com o título “Memórias das Educadoras Sergipanas: práticas escolares e cultura escolar no Município de Umbaúba/ SE (1955-1989)”, o mestre em Educação Joaquim Francisco Soares Guimarães presta uma homenagem às educadoras do município num resgate histórico da educação no interior do Estado. A obra, publicada pela Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise), está conclusa desde 2020.

A obra trata do cenário da educação de Umbaúba por meio das memórias das primeiras educadoras. “Cruzei as informações, por elas rememoradas, com os documentos oficiais – leis aprovadas pela Câmara Municipal de Vereadores da cidade –, os registros encontrados nas unidades escolares, assim ao cumprir com esse objetivo estaria historiografando o contexto educacional do município na História da Educação de Sergipe quiçá do Brasil, do mundo”, destacou Joaquim Francisco Soares Guimarães.

Esse é o primeiro livro de Joaquim e seu objeto foi o projeto de pesquisa do mestrado. Sete professoras foram entrevistadas, atuaram na rede de educação no período de 1956 a 1989. “Devo salientar que fiquei muito surpreso com a veracidade das informações que foram colocadas pelas professoras, tanto em relação à institucionalização da educação municipal quanto pelas práticas e culturas escolares desenvolvidas por elas”, observou Joaquim Francisco.

A metodologia utilizada pelo autor está ancorada na pesquisa autobiográfica. “Essa condição me permitiu utilizar as informações da minha vida de aluno e da minha vida professoral. Evidencio que fui aluno das professoras, objeto deste estudo, na primeira etapa da Educação Básica, ou seja, no ensino primário”, explicou.

O público alvo para leitura e ou pesquisa da publicação está diretamente relacionado a pesquisadores, historiadores, professores, alunos da educação básica e ensino superior e mais especificamente “os filhos de Umbaúba, pois a obra dar a ler, em suas páginas, um pouco da institucionalização da educação umbaubense”, informa Joaquim Francisco. 

O AUTOR
Natural de Umbaúba, Joaquim Francisco Soares Guimarães é graduado em Letras/Português/Inglês pela Universidade Tiradentes, em 1996. Pós-Graduado (Lato Sensu) em Administração da Educação pela Faculdade Pio X em 1998; mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (Unit), em 2014; e doutorando em Educação também pela Unit (2019), foi professor de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Teoria Literária, Produção de Texto, Prática Investigativa e Práticas Extensionista na Unit. Atualmente, é professor efetivo de Língua Portuguesa e Inglesa na rede municipal de ensino de Umbaúba.