18/01/2022 as 14:43

CULTURA

Casa do Livro é declarada Patrimônio Cultural Imaterial

O reconhecimento se dá em virtude da importância de ler para o estudo e para o conhecimento

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Sociedade Cultural ‘Casa do Livro’, da Cidade de Capela, foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe através da Lei Nº. 8.913/2021, de autoria do deputado Francisco Gualberto (PT). O reconhecimento se dá em virtude da importância de ler para o estudo e para o conhecimento.

A ‘Casa do Livro’ foi fundada no dia 02 de setembro de 1928 para estimular à difusão da leitura, a formação de uma sociedade leitora, o incentivo à produção literária, a preservação da cultura local e o desenvolvimento intelectual da população. O autor do projeto defendeu que, além de aumentar o conhecimento, o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual.

“A leitura é um componente indispensável no processo de desenvolvimento intelectual, pois tem o poder de nos tornar críticos e reflexivos. Dessa forma, o leitor adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento e também é uma forma de lazer, enriquecimento cultural, de ampliação das condições de convívio social e de interação”, falou o parlamentar na justificativa.

A lei já está sancionada pelo Governo do Estado de Sergipe.

 

Fonte: Alese

Foto: Pixabay