05/04/2022 as 12:00

POSSE

Taylane Cruz toma posse na Academia de Letras de Aracaju

A cerimônia será aberta ao público e seguirá um ritual de respeito ao patrono da cadeira, o poeta Mário Jorge e a sua fundadora, Ilma Mendes Fontes

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Taylane Cruz toma posse na Academia de Letras de Aracaju

Na próxima quinta-feira, 7, às 19h, no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória, a escritora sergipana Taylane Cruz toma posse na Academia de Letras de Aracaju. A cerimônia será aberta ao público e seguirá um ritual de respeito ao patrono da cadeira, o poeta Mário Jorge e a sua fundadora, Ilma Mendes Fontes, e para saudar a nova confreira, em nome da academia, falará o confrade Gustavo Aragão.

De acordo com a autora, ocupar a cadeira de Ilma Fontes, saudosa artista que marcou a história da arte em Sergipe, é uma grande honra. “É uma alegria ser recebida num espaço de homenagem ao meu ofício. Aonde vou, a literatura é que me guia, é a minha luz. Entrar para a Academia de Letras de Aracaju é um presente e sei que esse presente devo a ela, à Literatura. Agradeço pelo reconhecimento ao meu trabalho, afinal, é muito difícil viver de literatura nesse país. Para mim, a coisa mais especial em ser parte, agora oficialmente, de uma academia de letras é a certeza de que sou fiel à escrita”, celebrou.

Para o presidente da Academia, Francisco Diemerson, a Academia de Letras de Aracaju realiza um dos seus momentos mais marcantes que é o ingresso de uma nova acadêmica. “Neste caso, a ocasião será carregada de emoção por ser justamente a sucessão de uma pessoa tão querida como foi Ilma Fontes. Ao dar posse a Taylane como nossa nova acadêmica, estamos reverenciando a literatura sergipana contemporânea, o trabalho cuidadoso de quem vive e celebra a escrita como elemento cultural tão necessário e tão vivo. Taylane traz para a ALA sua experiência com a literatura e sua paixão pelas letras”, ressaltou.

Sobre a autora Taylane Cruz é uma escritora sergipana, formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe. Autora dos livros “Aula de dança e outros contos” (Infographics, 2015), “A pele das coisas” (Multifoco, 2018), “O sol dos dias” (Penalux, 2020) e “Para a hora do coração na mão” (Penalux, 2021), possui diversos contos publicados em antologias, sites literários e revistas como Época e Palavra. Membro da Academia de Letras de Aracaju e cronista na revista Rubem, foi indicada, em 2021, na lista de nomes para concorrer ao prestigiado Prêmio Juca Pato, da União Brasileira de Escritores.