06/04/2022 as 11:56

Revelação na música, Petrel fala sobre sua história no cenário sergipano



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Revelação na música, Petrel fala sobre sua história no cenário sergipano

Luan Lima Loureiro, 26 anos, natural de Aracaju e filho do povoado Linda França em Porto da Folha é um dos novos nomes do cenário da música sergipana. Com o nome artístico de Petrel, vem se destacando na capital com suas apresentações, canções autorais e participações em diversos projetos. 

A ligação com a guitarra vem desde os seis anos de idade, quando Luan ouviu o riff da música "Killing in the name" da banda americana Rage Against The Machine e a partir daí surgiu a vontade de se tornar um músico. Aos 15 ganhou seu primeiro violão e começou a aprender diversas canções até que aos 17 anos fez parte de uma banda de colégio em Nossa Senhora da Glória chamada "Sonho de Ícaro", onde foi vocalista e guitarrista pegando guitarra emprestada dos amigos para fazer os shows. Logo depois, se mudou para São Cristóvão e entrou no curso de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Sergipe.

Em 2016, aos 20 anos, entrou para o Projeto Tamar como estagiário e foi contratado em 2018 como monitor e por lá também conseguiu unificar o trabalho com sua paixão pela música e junto com outros funcionários formaram a banda "Bichos do Mar", que se apresentava interpretando canções do Tamar e abrindo shows de artistas locais e nacionais como Julico (The Baggios), Chico César e Leoni.  

De Luan a Petrel 

No início da pandemia, após sair do Tamar e da universidade, Luan decidiu se dedicar integralmente à música e começou a utilizar o nome artístico de Petrel, que é uma ave marinha. 

"O Petrel é uma ave marinha que sobrevoa as nuvens e sempre se abastece no mar. Decidi usar este nome para reforçar a ligação entre mim e o oceano. Porque o mar é o que me nutre e me fortalece, toda vez que quero buscar inspiração para a minha vida e minhas músicas dou um mergulho e tento me encontrar", revelou Petrel. 

Para o agora Petrel, a pandemia foi um período de introspecção e estudo e até de lançamento de uma música chamada "Sobre mim H2O" no Clean Up Day em setembro de 2020, que é o dia mundial da limpeza de rios e praias. 

"Além de cantor, também sou ativista ambiental e fiz esta música para pôr em ênfase a minha ligação com o oceano e ao mesmo tempo conscientizar as pessoas do cuidado que devemos ter com as nossas águas", explicou Petrel. 

No segundo semestre de 2021, ele deu o start nesta nova fase que segue até hoje e que lhe rendeu o título de cantor revelação no Prêmio Olho Vivo. O cantor começou a se apresentar em locais selecionados da capital como a cafeteria Grão Reino Café e o restaurante Seu Sergipe, ambos na Atalaia, entre outros e em diversos eventos particulares. Também participou do Concurso AjuFestival sendo finalista com a música autoral "Nem Djavan, Nem Caetano", se apresentando no Teatro Atheneu. 

"Acredito que tudo é no seu devido tempo e esta fase de transição está sendo um aprendizado muito grande. O que me deixa extremamente empolgado é que a cada dia que passa novos caminhos se abrem e novas oportunidades de mostrar meu trabalho. Isso me deixa mais próximo do meu sonho que é ser reconhecido artisticamente e construir uma carreira sólida", destacou Petrel.