20/04/2022 as 09:48

CULTURA VIVA

Povo Xokó mantêm viva a cultura indígena em SE

“São tempos de retrocesso e tentativas de derrubar direitos garantidos”, diz cacique

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Povo Xokó mantêm viva a cultura indígena em SE

O 19 de abril é comemorado o Dia do Índio, data que tem como objetivo celebrar a existência dos povos indigências, mas também de ressaltar a luta e a resistência enfrentadas por eles, em busca de inclusão e visibilidade social. Ontem, aproveitando a data, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou a Portaria TSE nº 367/2022, instituindo a Comissão de Promoção da Participação Indígena no Processo Eleitoral. Nela, estudos e projetos deverão promover e ampliar a presença destes povos nas fases das eleições.

O projeto será coordenado pela assessora do Núcleo de Inclusão e Diversidade do TSE, Samara Pataxó, que desenvolverá ações que fortaleçam o exercício da capacidade eleitoral dos indígenas, respeitando seus costumes. Em Sergipe, a cultura indígena permanece viva através dos povo Xokó, que cultuam sua ancestralidade e buscam garantir que a sua história e forma de viver no mundo não seja apagada ou invisibilizada, reivindicando apenas que o poder público respeite seu povo e viabilize a inclusão sem apagar sua cultura.

O JORNAL DA CIDADE entrou em contato com o Cacique Bá, do povo Xokó, presente no Estado de Sergipe, para questioná-lo sobre o dia e as lutas enfrentadas. “Atualmente, no Estado de Sergipe, apenas a nossa comunidade indígena Xokó é reconhecida. Nela habita cerca de 400 indígenas. Vivemos da pesca, da criação de pequenos animais, como galinha, porcos e gado, e da agricultura”, explica.

Data de resistência
O cacique ressalta a real importância da data, que deve ser de resistência e não de celebração. E corrige o termo índio, que é pejorativo. “A data é importante! Lembra da nossa luta e resistência. Só não concordamos como o termo ‘índio’, porque ainda é carregado de preconceito. Então, preferimos Dia dos Povos Indígenas”, explica. “A data de hoje não serve de celebração, é data de resistência! Uma data para lembrar as lutas que travamos diariamente, por nossa existência. O povo Xokó, assim como as demais populações indígenas e não indígenas, recebem auxílio dos programas sociais do governo. No caso, as famílias que se enquadram. Não há um benefício exclusivo para as populações indígenas. Neste momento, nos sentimos excluídos e massacrados pelo atual governo (federal). São tempos de retrocesso e tentativas de derrubar direitos garantidos constitucionalmente, como a não demarcação de terras indígenas, a tentativa de implantar a mineração em territórios nativos, etc.”, desabafa.

 

|Taís Félix
||Foto: Divulgação
*Supervisão de Nayana Araujo