27/04/2022 as 09:35

LANÇAMENTO

Biografia autorizada de Jouberto Uchôa será lançada no dia 28

Lançamento da obra de Milton Alves Júnior, que conta a história do reitor da Universidade Tiradentes, acontecerá no campus Farolândia

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em comemoração aos 60 anos do Grupo Tiradentes, na próxima quinta-feira, dia 28 de abril, será lançado em Aracaju o livro intitulado: ‘Uchôa – Multiplicador de sorrisos’. De autoria do jornalista e escritor Milton Alves Júnior, a obra literária apresenta com detalhes os 85 anos de vida do nobre Professor Jouberto Uchôa de Mendonça, responsável – ainda que no início da década de 1970 –, pelo progresso do ensino superior no estado de Sergipe. Paralelo ao seu legado em contínua evolução no campo da Educação, será possível conhecer sua dedicação junto ao fortalecimento da Cultura sergipana, desporto, folclore, meio ambiente, inclusão social, relacionamento com amigos e colaboradores da instituição, bem como do seu elo familiar. 

A biografia, que apresenta com detalhes os 85 anos do nobre Professor biografado, conta com depoimentos especiais, ilustrações exclusivas produzidas por artistas regionais, e um prefácio assinado pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto. “Aposto que não haverá um só leitor que, ao concluir o consumo das informações presentes neste livro, não ficará ainda mais apaixonado pela trajetória de vida traçada pelo aracajuano que, ainda na infância, precisou ir morar com os avós no município alagoano de Girau do Ponciano. O Professor Uchôa é um ser multiplicador de sorrisos. Foi, e é, através da sua ideologia que milhares de famílias puderam desfrutar da conquista pelo ensino superior de qualidade”, destacou o autor. 

Sem apresentar mais detalhes do conteúdo presente na obra, Milton Alves Júnior enalteceu que poucas pessoas já tiveram a oportunidade de ler o livro. “Minha preocupação era produzir e concluir uma obra que estivesse integralmente de acordo com a cronologia dos fatos. São 354 páginas repletas de fotos e depoimentos conferidos e aprovados pelo biografado, porém, há detalhes especiais, criados com exclusividade por ilustres artistas sergipanos, os quais, de forma estratégica, não foram revelados aos professores Jouberto Uchôa e Amélia Cerqueira. Além do conteúdo do livro, a solenidade de lançamento também terá atrações incríveis não reveladas, mas tenho plena convicção que será emocionante para todos que estiverem participando deste dia repleta de homenagens”, completou. 

O reitor da Universidade Tiradentes, grande protagonista da obra traçada por Milton Alves Júnior, reconhece tamanho prestígio. “Deus foi generoso demais comigo! É um grande privilégio ser homenageado em vida. Estou muito satisfeito e emocionado com esse momento. Espero que todos que tenham acesso à obra possam se inspirar de alguma forma”, declarou Jouberto Uchôa de Mendonça. 

Para o presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe - Segrase, Francisco de Assis Dantas, é um privilégio e uma honra para nós que fazemos a Segrase, ter dado essa contribuição na elaboração desta obra que inegavelmente marca a trajetória de um grande sergipano qual dedicou a sua vida a educação. “É uma alegria  para nós acompanhar a vida de lutas e vitórias do professor Joubert Uchôa, pessoa que marcou e marca ainda a educação do nosso Estado, legando para a gente sergipana uma universidade reconhecidamente  de muita qualidade, a qual formou e preparou algumas gerações de sergipanos, contribuindo com a maneira decisiva para o desenvolvimento do nosso Estado”. 

Agendado para iniciar às 17h, o evento será aberto para toda a sociedade sergipana, e acontecerá no Foyer do Prédio da Reitoria, campus Farolândia da Universidade Tiradentes, em Aracaju. A publicação desta obra contou com o apoio da Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe (Edise).