27/09/2022 as 09:46

FOTOS

Inscrições para o Prêmio Salão de Fotografia encerram na sexta-feira, 30

Para participar, é necessário responder o formulário de inscrição e anexar os documentos solicitados, como portfólio, clipping e cópias de documentos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Inscrições para o Prêmio Salão de Fotografia encerram na sexta-feira, 30

O concurso público é a forma mais democrática de recrutar agentes para ocupar espaços abertos à sociedade. Desta forma, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), tornou público, no último dia 23, o edital Prêmio Salão de Fotografia 2022, concurso que visa premiar e selecionar fotógrafos para colaborar com a construção e salvaguarda do patrimônio cultural da cidade de Aracaju.

"Com a reinauguração, em breve, da Galeria de Arte Álvaro Santos, estamos retomando projetos importantes, como o Salão de Novos e o Salão de Fotografia. Estamos promovendo uma seleção de trabalhos com uma abordagem etnográfica da nossa cidade, para marcar a reabertura da galeria. Ao mesmo tempo, vamos reunir alguns dos trabalhos num álbum que privilegia um olhar diferenciado sobre bairros aracajuanos", destaca o presidente da Funcaju, Luciano Correia.

Para participar, é necessário responder o formulário de inscrição e anexar os documentos solicitados, como portfólio, clipping e cópias de documentos. Vale destacar que, como a submissão dos documentos se dá através de link, é importante que o acesso ao portfólio esteja liberado para a Comissão de Seleção no momento da avaliação, caso contrário, a inscrição será considerada inapta e o candidato será desclassificado.

As inscrições estão abertas até a sexta-feira, dia 30. O resultado final da seleção será publicado no dia 11 de outubro e a previsão de contratação é de 12 a 18 do mesmo mês. Os selecionados terão um período de 45 dias corridos para realização do trabalho, devendo ser entregue no dia 24 de novembro.

Inscrições

Os interessados em participar da seleção, sendo pessoa física ou jurídica, podem se inscrever através dos links:

Pessoa Física:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScX3f7SQbRO6qutnRC1vari61AIGS1N13SA2AykRFgReEbCFg/viewform

Pessoa Jurídica:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSecL1zZufwOrhIuE7BELGdzxn4lqcLqwd9EhQ_fXxhOAqvOGQ/viewform

Os critérios classificatórios serão através da avaliação qualitativa do portfólio/clipping, currículo profissional; análise da criatividade e técnicas aplicadas em trabalhos anteriores; originalidade e conexão com o objeto do instrumento classificatório. Cada critério possui uma determinada pontuação e serão classificados os 10 artistas que obtiverem as maiores notas.  

Premiação

Cada selecionado receberá o prêmio na quantia de R$ 3.500 e deverá entregar 40 fotografias digitais e duas fotografias (que serão escolhidas pela Comissão de Seleção) impressas em papel fine art ou couchê 300g fosco no tamanho A1 (aproximadamente de 85x60cm), com moldura branca e vidro antirreflexo.

As fotografias digitais devem ser entregues por meio de hardware ou link de transferência digital, a exemplo de WeTransfer, Transfer Now, Smash, entre outros. Já as duas fotografias físicas emolduradas devem ser entregues na sede da FUNCAJU, localizada na rua Estância, 39, Centro, Aracaju/SE.

Os artistas selecionados serão instruídos a produzir séries fotográficas de 40 fotos inéditas, para registrar o viés etnográfico em duas categorias de 20 fotos cada: Paisagem Cultural (ambiente construído), que está atrelado ao ambiente natural e as atividades humanas, onde nascem as expressões culturais; e a categoria “O Povo Aracajuano”, onde deve registrar as interações e características da população aracajuana com o espaço da cidade. Para esta categoria, a Funcaju fará um sorteio para determinar o bairro onde o artista fará as fotos.

Confira o edital:

https://drive.google.com/file/d/1jME9TGQD7NOlIjf_eZlOK9dczdpt8nSB/view