05/04/2023 as 15:10

CULTURA

Governo de Sergipe estuda projeto para criação do Museu do Cangaço

A reunião, que aconteceu no Palácio dos Despachos, também contou com a presença de Vera Ferreira e Gleuse Ferreira, neta e bisneta de Lampião e Maria Bonita.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Governo de Sergipe estuda projeto para criação do Museu do Cangaço

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, recebeu em seu gabinete, o diretor-superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda, para tratar a respeito da implementação de ações e projetos de fomento à cultura sergipana. A reunião, que aconteceu no Palácio dos Despachos, também contou com a presença de Vera Ferreira e Gleuse Ferreira, neta e bisneta de Lampião e Maria Bonita.

Com o intuito de estimular o resgate da tradição, história e manifestações culturais de Sergipe, foi discutida a implementação de quatro importantes iniciativas: as construções do Museu do Cangaço, do Museu dos Náufragos, do Museu do Vaqueiro e do Museu do Forró.

“Foi um encontro muito produtivo, tivemos a oportunidade de elencar os projetos estratégicos ligados à cultura que serão implementados em nossa gestão, e tratamos especificamente dos museus. Vamos formar um grupo de trabalho que ficará encarregado de organizar todas essas demandas para que possamos realizar, num período mais curto possível, esses equipamentos que serão tão importantes para cultura, para identidade e para o fomento do turismo sergipano”, disse Ézio Déda.

No encontro, o governador foi presenteado pela neta e a bisneta do rei do Cangaço com o livro 'Bonita Maria do Capitão', publicado no ano de 2011, em comemoração ao centenário de Maria Bonita. O livro contem estudos e obras artísticas de mais de 40 colaboradores.

“Em nosso governo a cultura sergipana será valorizada e, hoje, estamos dando um importante pontapé com a discussão da construção do Museu do Cangaco, e não só ele, mas também o Museu dos Náufragos, o Museu do Forró, o Museu do Vaqueiro, e a formação do grupo de trabalho para que possamos conseguir construir o Museu do Cangaço em Sergipe. Muito obrigado pela confiança no nosso governo, tornaremos mais esse sonho em realidade valorizar a nossa cultura e a nossa história", disse Fábio.

Vera Ferreira elogiou o interesse demonstrado pelo governador em concretizar a criação do Museu do Cangaço. “É um assunto que atrai pessoas, não só do Brasil, mas de fora. A proposta desse novo governo é a cultura, por isso, darei o maior apoio. Para mim, é importante ter a história dos meus avós sendo contada no estado, pois ela é parte de um período importante do Brasil que é o período da história do cangaço”, enfatizou.

Gleuse Ferreira também ressaltou falou a importância de ter o governo de Sergipe como parceiro na criação do Museu do Cangaço e recordou a repercussão da homenagem feita pela escola de samba Imperatriz Leopoldinense no carnaval deste ano, ao contar a história do cangaço, através da história de seus bisavós, tendo Expedita Ferreira, sua avó e única filha de Maria Bonita e Lampião, como destaque em um dos carros alegóricos.

“É muito bom estar aqui e ver que o governo olha pra gente, é muito bom ver que a luta de muitos anos de minha tia, agora tem voz, esse momento no carnaval que minha avó estava lá e todo mundo viu foi marcante e impulsiona a história, foi uma grandiosa repercussão”, destacou.

Também participaram da reunião, o secretário de Estado da Casa Civil (SECC), Jorginho Araujo; e a secretária de Estado da Fazenda (Sefaz), Sarah Andreozzi.