16/05/2023 as 08:23

FESTEJOS

‘Segundona da Rua São João’ atraiu turistas e sergipanos

Ao som de Santana Baião da Penha, turistas e sergipanos puderam cantar e curtir muita dança com as três atrações da noite, que levaram sorriso e muita alegria para o bairro Industrial

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

‘Segundona da Rua São João’ atraiu turistas e sergipanos

Uma segunda noite de brilho e muitos sorrisos, foi assim que começou a noite na ‘Segundona da Rua São João’, neste dia 15 de maio. Ao som de Santana Baião da Penha, turistas e sergipanos puderam cantar e curtir muita dança com as três atrações da noite, que levaram sorriso e muita alegria para o bairro Industrial, na zona Norte de Aracaju.

Para o pesquisador e cantor Santana, estar no palco em que o rei do baião, Luiz Gonzaga, pisou, é motivo de muita emoção. “Por aqui teve o Seu Luiz, Dominguinhos, Sivuca e muitos outros cantores nacionais e locais. Então, tocar na rua que tem história desde 1910, é uma grande honra. Trazer o baião e o arrasta pé para esta noite é com o intuito de provar que a nossa cultura está viva. Viva! Viva!”, comemorou.

A programação seguiu com a Junina Assum Preto, que arrastou uma multidão, literalmente, para o palco da rua São João e por lá, com muita dança e euforia, a alegria contagiou a todos. Em conversa com a equipe da reportagem, a integrante da Junina Assum Preto, Mayara Souza, falou sobre a sensação de pôr o seu traje e representar o seu grupo nos arraiás espalhados pelo estado é motivo de bastante alegria, mas marcar sua história e seu nome em um palco como o da Rua São João torna o momento ainda mais especial. “Estou muito feliz, é um momento muito esperado. Esse momento demora muito para chegar e quando chega passa muito depressa, agora é o momento de usufruir desse momento mágico. O público faz essa troca incrível e assim nos dá a certeza de que podemos levar a cultura, representar o nosso Nordeste e valorizar a cultura do nosso estado. Agora só quero pegar na mão do meu parceiro e dançar”, disse a noiva da Assum Preto ao pegar na mão do seu parceiro Pablo Marques.

E, assim, a última atração da noite subiu ao palco. Com músicas tradicionais, Pavio do Forró fez a sola da bota esquentar e o publico dançar mais uma vez agarradinho, no tradicional dois para lá e dois para cá, finalizando a noite na rua.

Turismo

Estar em Sergipe pela primeira vez e curtir o caloroso São João tem encantado o paranaense Eduardo Barbosa, que veio com sua esposa e cunhada visitar a filha, estudante de medicina e aproveitou para conhecer a segundona da Rua do São João. “Esse clima é maravilhoso. Estou adorando essa representação da cultura nordestina. O sergipano é acolhedor e as festas estão bastante organizadas, tá tudo muito lindo”, disse animado o policial civil aposentado.

O servidor Caio Jordão fez questão de apresentar o que tem de mais belo em Sergipe aos amigos franceses. “Está muito lindo ver o São João, me encantei em ver todas as coreografias [da Junina Assum Preto]”, disse a médica Ísis Charpentier, afirmando que o Brasil a encanta como um todo.

Caio ainda relatou que tanto a médica, quanto o enfermeiro Robin Designe vão ter o que falar da cultura sergipana ao retornar à França. “Eles estão amando e se apaixonaram por tudo o que tem sido exibido nessa festa linda, para fechar com chave de ouro, amanhã pretendo levá-los para conhecer a arquitetura de São Cristóvão”, disse o sorridente rapaz.