09/06/2023 as 11:09

FESTIVAL DE CINEMA NACIONAL

Filme sergipano ‘Espelho’ recebe premiação em duas categorias

O longa vem se destacando pela sensibilidade com a qual lida com as questões da espiritualidade e subjetividade do ser

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Filme sergipano ‘Espelho’ recebe premiação em duas categorias

Lançado em 2022, o filme “Espelho”, da diretora sergipana Luciana Oliveira, recebeu, recentemente, as premiações de Melhor Direção e Melhor Roteiro de filme de classificação livre no Festival de Cinema de Pinhais (PR). O roteiro conta a história de Esperanza, personagem que vivencia uma profunda confusão interna e psicológica e, na beira do rio, segue um caminho para encontrar-se consigo mesma e com a sua espiritualidade. O filme, que é uma produção Rolimã Filmes com apoio de recursos da Lei Aldir Blanc, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, está sendo distribuído pela Borboletas Filmes e Pombagens e desde o seu lançamento vem se destacando dentro e fora de Sergipe pela sensibilidade com a qual lida com as questões da espiritualidade e subjetividade do ser.
De acordo com a diretora Luciana Oliveira, o filme surgiu a partir de uma experiência íntima e espiritual vivenciada por ela no período pós-parto. “Eu tive uma série de sonhos e a partir deles e da experiência de ser mulher negra no mundo, o filme foi sendo construído. O roteiro surgiu através da trajetória do sentir e de uma narrativa que se tornou coletiva com as experiências que troquei com outras mulheres negras, que também participaram da construção do filme. Foram três anos de preparação, de uma escrita que partiu muito das experiências íntimas e espirituais que se entrecruzaram com as mulheres e se relacionam com as questões de gênero e raça”, contou a diretora.
O filme, que recebeu as premiações no Festival de Cinema de Pinhais (PR/2023), foi selecionado para exibição em outros festivais dentro e fora do país, a exemplo do LA Black Film Festival (Los Angeles/2022), Festival Internacional de Cine Silente (México/2023), Festival del Cinema di Cefalu (Itália/2023), 5ª Mostra Ousmane Sembene de Cinema Negro (BA/2023) e da 46ª Festival Guarnicê de Cinema (MA/2023). “Enquanto equipe, ver esse filme repercutindo dentro e fora do Brasil é emocionante. Inicialmente, Espelho não tinha financiamento algum e por vários momentos achamos que ele não iria acontecer, sobretudo por conta da pandemia. Foi um trabalho valioso e de muita afetividade de toda a equipe para que ele acontecesse dentro de um espaço de tempo longo, e a espera valeu a pena, o filme está circulando e alcançando lugares incríveis no mundo”, celebrou a diretora.
Além de dirigir o filme Espelho, Luciana Oliveira é também a co-idealizadora e diretora geral da EGBE – Mostra de Cinema Negro e cineclubista no Cineclube Candeeiro, com a Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) e ao Fórum Permanente Audivisual Sergipe, dirigiu os filmes “O corpo é meu” (2014), premiado no Festival de Cine de la Mujer Marialionza, na Venezuela em 2015; “Puerpério” (2021) e “A mulher que me tornei” (2021), em co-direção com Manoela Veloso Passos. Dirigiu o clipe “A Rosa”, da cantora sergipana Jaque Barroso, e os fashions films “Preta boho” (2020) para o Brechó Gira Sol e “Acorda” (2021) para a marca de moda autoral sergipana Negra Luz.
Para assistir ao trailer do filme, acesse: https://youtu.be/jufiZ-X5HOo

Ficha técnica do filme Espelho (2022):

Roteiro e direção: Luciana Oliveira
Assistente de direção: Manoela Veloso Passos
Direção de fotografia: Letícia França e Luiza Bomfim
Produção Executiva: Baruch Blumberg
Produção: Gabriela Melo e Manoela Veloso Passos
Direção de arte: Natanna Pereira
Assistentes de arte: Ana Vieira e Matheus Martins
Figurino: Laryssa Almeida
Costureiros: João Araújo e Rafaela Lopes Barbosa Silva
Maquiagem: Pretaafromake
Assistente de maquiagem: Isabella Kassan
Produtora de objetos e acessórios: Tatiane Costa - Negra Luz
Cabeleireira: Layne Almeida - Lacre Afro
Direção de som: Marise Urbano
Preparação de elenco: Jonathan Rodrigues
Preparação corporal - Dança Afro: Maluh Andrade
Percussão: Daniela Macêdo
Designer de som e captação: Adam Viana
Montagem e finalização: Lu Silva
Designer: Thayná Carline
Comunicação: Lisbeth Fernandez
Elenco:
Esperanza - Elisa Lemos
Oxum - Quésia Sonza
Nanã - Rita Maia
Iemanjá - Michelle Pereira
Filha de Iemanjá - Lulu Sousa