09/09/2024 as 15:28
PROJETO DE LEIPatrimônio imaterial de Sergipe quer reconhecimento nacional.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O senador Rogério Carvalho (PT-SE) apresentou um projeto de lei que reconhece os Bacamarteiros como uma manifestação da cultura nacional. Os Bacamarteiros são grupos tradicionais do Nordeste que usam roupas típicas e bacamartes (armas de fogo de cano curto) em apresentações que envolvem disparos com pólvora seca, danças e músicas, representando uma tradição folclórica antiga.
O PL 3.044/2024 valoriza as exibições dos Bacamarteiros, espetáculo folclórico que envolve os disparo de bacamartes com pólvora seca, danças, música e uma série de rituais que evocam a história e a cultura locais.
Pesquisas indicam que os batalhões dos Bacamarteiros provavelmente se originaram por volta de 1780, nos engenhos de cana de açúcar do Vale do Cotinguiba, em Sergipe. Nesse período, pessoas negras escravizadas realizavam sambas-de-roda como forma de resistência, utilizando instrumentos de percussão e intercalando as apresentações com disparos de tiros, em homenagem aos santos das festas juninas.
O Grupo Folclórico Batalhão de Bacamarteiros de Aguada, em Carmópolis, já foi reconhecido como patrimônio imaterial em Sergipe, agora a proposta é de que a tradição seja reconhecida em todo o Brasil para garantir sua preservação.
Com informações da Agência Senado