08/11/2024 as 15:48
FOLIAAo longo dos três dias de festa, o Pré-Caju movimenta diversos setores da economia, gerando empregos e renda, além de atrair turistas de várias partes do Brasil.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Nos dias 8 a 10 de novembro, acontece a maior prévia carnavalesca do Brasil, o Pré-Caju 2024. O evento, que transforma a Orla da Atalaia em uma verdadeira folia, contará com a presença de grandes nomes da música, como Ivete Sangalo, Léo Santana, Bell Marques e Xanddy Harmonia.
A Secretaria Municipal da Assistência Social (Semfas) estará presente com uma equipe de cerca de 30 profissionais, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD), trabalhando diretamente no apoio ao Camarote da Acessibilidade. A área exclusiva, situada perto dos Arcos da Orla, poderá acomodar até 80 pessoas por dia, sendo 40 com deficiência e 40 acompanhantes, e estará adaptada conforme as normas da Lei Brasileira de Inclusão e da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Além de rampas de acesso e banheiros exclusivos, o espaço contará com uma decoração especial, oferecendo conforto e acessibilidade para que todos possam curtir a festa com qualidade.
Para usufruir do camarote, basta apresentar um documento que comprove a condição de deficiência ao chegar ao local. Outra equipe da secretaria estará diretamente no stand montado na rua Pastor Martin Luther King, enquanto os demais serão divididos em grupos para percorrer toda a área do evento. Eles terão a função de identificar possíveis violações de direitos, oferecendo o atendimento necessário e encaminhamentos apropriados. Além disso, esses trabalhadores também irão fornecer informações importantes sobre os serviços disponíveis para os foliões e profissionais do evento, como vendedores ambulantes e catadores de latinhas.
Impactos na economia e turismo local
Ao longo dos três dias de festa, o Pré-Caju movimenta diversos setores da economia, gerando empregos e renda, além de atrair turistas de várias partes do Brasil. Esse evento coloca Aracaju em evidência no cenário nacional, fazendo com que turistas de Sergipe e de outros estados visitem a cidade. Durante a celebração, os visitantes consomem produtos e serviços, se hospedam nos hoteis, jantam nos restaurantes e compram no comércio local, o que impulsiona a economia regional. Esse aumento nas atividades econômicas resulta em uma maior arrecadação de impostos, beneficiando tanto o estado quanto o município.
Em meio aos preparativos, o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, ressalta a importância do evento para promover a cidade como um destino turístico atraente e bem estruturado. “O Pré-Caju serve como um importante cartão de visitas para a capital, já que ocorre em um dos principais pontos turísticos da cidade. Além disso, proporciona a chance de demonstrar como a capital é bem estruturada e preparada para receber turistas, especialmente com a chegada do verão. Assim, a festa fortalece a imagem da cidade como um destino turístico, tornando-se uma aliada na promoção que realizamos durante todo o ano”, explica Jorge Fraga.