09/01/2025 as 16:17
CINEMA SERGIPANOProjeto percorrerá pelo menos 16 municípios, com exibições prioritariamente em praças públicas e, em alguns casos, em escolas
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O cinema sergipano ganha as estradas com o Circula Sergipe, uma iniciativa que busca democratizar o acesso ao audiovisual e valorizar a produção local. A bordo de uma Kombi, o projeto percorrerá pelo menos 16 municípios, com exibições prioritariamente em praças públicas e, em alguns casos, em escolas.
A iniciativa busca alcançar regiões que raramente recebem esse tipo de atividade, conectando comunidades, celebrando a cultura local e promovendo a produção cinematográfica sergipana.
Com inscrições abertas até 14 de janeiro de 2025, o projeto oferece uma oportunidade única para cineastas exibirem suas obras em um circuito itinerante que passará pelas oito macrorregiões do estado: Alto Sertão, Agreste Central, Baixo São Francisco, Centro Sul, Grande Aracaju, Leste, Médio Sertão e Sul. Os interessados devem acessar a ficha de inscrição disponível em https://linktr.ee/rolimafilmes para fazer parte desse movimento que celebra a arte e a identidade sergipanas.
Realizado pela Rolimã Filmes, com o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital Tarcísio Duarte, e executado pela FUNCAP/SE em parceria com o Vem de Sergipe, o projeto proporcionará uma experiência audiovisual única e transformadora, ampliando o acesso à cultura e ao cinema em Sergipe.
Serão aceitos filmes de todos os gêneros, com até 30 minutos de duração, dirigidos por sergipanos ou residentes no estado há pelo menos dois anos, e que tenham sido majoritariamente filmados em Sergipe. Os 20 filmes selecionados integrarão a mostra itinerante, com previsão de início em março, com cachê de R$ 600 por filme, e terão pelo menos duas exibições. Os cineastas poderão participar das sessões, conforme avaliação da organização.
Comunicação da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos Sergipe