28/07/2025 as 13:00
REPRESENTATIVIDADEMostra celebra a cultura do município de Poço Redondo por meio das xilogravuras do artista Matheus Cordeiro
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Na última sexta-feira, 25, aconteceu a abertura da exposição “Poço Redondo em Brenhas”. A mostra celebra a cultura do município de Poço Redondo por meio das xilogravuras do artista Matheus Cordeiro, com a participação de artistas e grupos artesanais da região.
O artista Matheus Cordeiro destacou a importância da exposição para a valorização da cultura do sertão sergipano. “Essa exposição está completando um ano de circulação, levando a cultura, seus saberes e fazeres para além do município de Poço Redondo, com o intuito de demonstrar tudo o que temos e oferecemos como patrimônio cultural”, afirma Matheus.
Durante a visita, o estudante de agronomia Ari Xavier Teodoro, de 26 anos, comentou sobre como é importante ver o sertão representado de forma sensível, rompendo com estereótipos. “É de uma sensibilidade que a gente não vê comumente. Normalmente, o sertão é retratado com uma visão muito de fora, com foco na miséria, sofrimento e pobreza. E aqui, a gente vê o sertão representado por alguém que é de lá mesmo. É possível ver essa sensibilidade nas obras. Tem pessoas, tem vida. Não é só aquela natureza morta de sempre”, destacou.
Salete Martins, diretora do Centro Cultural de Aracaju, reforçou a importância da temática para o público visitante. “A exposição de xilogravura de Matheus é uma imersão ao mundo da caatinga. Quando observamos, sentimos como se estivéssemos no próprio ambiente”, conta.
Durante o evento, também foi lançada a exposição “Clemilda: Ritmo, Risos e Resistência”, uma homenagem à Rainha do Forró sergipano. A mostra apresenta parte do acervo pessoal da cantora, celebrando sua vida e carreira. “Estamos homenageando essa mulher tão incrível e artista fantástica que nos inspira tanto”, pontuou Salete. As exposições estarão abertas ao público até o dia 25 de agosto.
Centro Cultural de Aracaju
O Centro Cultural de Aracaju está localizado na Praça General Valadão, no Centro de Aracaju, e funciona diariamente das 8h às 17h para visitação. Já o Cinema Walmir Almeida estende o funcionamento até às 22h. Para mais informações sobre exposições, visitas e outras atividades, o público pode entrar em contato pelos telefones (79) 3214-5387 e (79) 3214-5325 ou pelas redes sociais oficiais da Funcaju.