30/07/2025 as 17:10
PRIMEIRA FASEEquivalente a R$ 3,5 milhões, já foram executados
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) concluiu a primeira fase do edital 'Cultura Viva - Fomento a Projetos Continuados de Pontos de Cultura', financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Nesta etapa, 78% dos recursos, o equivalente a R$ 3,5 milhões, já foram executados, beneficiando dezenas de iniciativas culturais em diferentes territórios da cidade.
O objetivo do edital é fortalecer a cultura de base comunitária, garantindo a continuidade de projetos e espaços culturais já consolidados e em consolidação. Foram contempladas diversas linguagens artísticas, como música, teatro, dança, audiovisual, literatura, artes visuais, capoeira, cultura popular e expressões de povos e comunidades tradicionais, incluindo as de matriz africana.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Paulo Corrêa, o resultado demonstra o compromisso da gestão com a democratização do acesso aos recursos públicos e a valorização da produção local. "A PNAB é de fundamental importância para a classe artística de Aracaju e de todo o estado de Sergipe. Trata-se de um volume significativo de recursos distribuídos nacionalmente, o que representa uma grande oportunidade para que os artistas tenham seus projetos aprovados e colocados em prática. Nesse contexto, a gestão cultural de Aracaju tem atuado de forma decisiva, contribuindo diretamente para a execução eficaz desses projetos e para o fortalecimento e o fomento das diversas expressões artísticas, tanto na capital quanto em todo o estado”, disse o secretário.
Fabrício Aquino, assessor da Semcult, ressaltou o impacto do programa no fortalecimento das estruturas culturais. "A cultura é um direito constitucional e, em Aracaju, a Política Aldir Blanc tem garantido que essa produção local receba apoio financeiro por meio de editais, prêmios, bolsas e chamadas públicas. Isso permite que diversas linguagens se fortaleçam e tenham continuidade. Também possibilitamos subsídios para manutenção e qualificação de espaços culturais, favorecendo a infraestrutura e a ação continuada. Essa democratização do acesso aos recursos e política de ações afirmativas para pessoas com deficiência e territórios, amplia a diversidade, gera emprego, renda e contribui para consolidar a estrutura cultural do município”, avalia.
Entre os contemplados, a sensação é de reconhecimento e valorização das práticas culturais tradicionais. Evanilson de França, representante do projeto cultural apoiado 'Aracaju, meu ilê: caçar e perfis de Religiões de Matriz africana em Aracaju', destacou a importância da PNAB. “A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura é um movimento importante tanto no âmbito de apoio às artistas e aos artistas brasileiros, das diversas formas de fazer cultura, quanto no que se refere ao resgate, incentivo e valorização de práticas culturais alocadas numa zona que produz invisibilidades, como ocorre, historicamente, com os modos de ser, fazer e existir próprios das comunidades tradicionais”.
Escutas e Diálogos
Além da execução financeira, a PNAB tem promovido diálogos importantes. No último dia 25, no Centro de Criatividade, foi realizada uma reunião do Conselho de Políticas de Igualdade Racial, com a participação de representantes de religiões de matriz africana. O encontro discutiu a importância do acesso dessas comunidades aos recursos públicos e apresentou informações sobre o Programa Nacional Cultura Viva e a PNAB.
Como continuidade desse processo, nesta quarta-feira, 30, às 14h, na Casa dos Conselhos, será realizada uma oficina prática sobre elaboração e adequação de projetos aos editais públicos, voltada para artistas, coletivos culturais e lideranças comunitárias.
Com a primeira fase concluída e a segunda já em andamento, a Prefeitura de Aracaju reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cultura viva, garantindo investimento, descentralização de recursos e oportunidades para artistas e agentes culturais de toda a cidade.