04/08/2025 as 16:52

ESPAÇO CULTURAL

Museu Histórico de Sergipe reabre após restauração

Com 65 anos de história, o museu é o mais antigo do estado

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Museu Histórico de Sergipe reabre após restauraçãoJulia Rodrigues

Após três anos fechado reforma, o Museu Histórico de Sergipe, localizado em São Cristóvão, voltou a receber visitantes na noite da última sexta-feira, 1º. Com 65 anos de história, o museu é o mais antigo do estado e reabre suas portas após um processo de restauração que contemplou a recuperação estrutural do prédio e do acervo. O Museu é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e Secretaria Especial da Cultura (Secult).

Para quem vive a história do museu de forma cotidiana, como a coordenadora Rosângela Reis, esse momento tem significado especial. “O Museu Histórico de Sergipe me toca enquanto pessoa e profissional. Conheci o espaço ainda em visitas escolares e hoje tenho a honra de estar na direção. Esse é o primeiro museu público do estado, que abriga coleções fundamentais para a nossa história e memória. É um dos espaços culturais mais importantes de Sergipe”, afirmou. 

O historiador Jorge Maklin Rocha, diretor do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, destacou a importância da reabertura para a cidade. “São Cristóvão ganha novamente um espaço público de grande relevância. Os visitantes poderão conhecer grandes obras e artistas. É um momento importante para o fortalecimento da história do nosso estado”, pontuou.

Museu Histórico de Sergipe

O Museu Histórico de Sergipe é parte integrante do conjunto arquitetônico da Praça São Francisco. O espaço possui arquitetura colonial e elementos de arte barroca. O prédio, originalmente do século XVIII, já serviu como palácio do Poder Executivo no período provincial, época em que São Cristóvão era a capital sergipana.