13/08/2025 as 19:52

RAÍZES CULTURAIS

Exposição “Bonecas Fantásticas Brincantes” celebra Cultura de Lagarto

A mostra, que segue até o final deste mês, reúne bonecos doados pela população e criações artísticas inspiradas no folclore regional e no cinema

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Exposição “Bonecas Fantásticas Brincantes” celebra Cultura de LagartoPrefeitura de Lagarto

Estreou nesta semana a exposição “Bonecas Fantásticas Brincantes”, uma mostra lúdica e sensível que tem chamado a atenção de visitantes de todas as idades. A mostra se destaca por reunir bonecos doados pela população local, o que se traduz em uma construção coletiva que materializa a criatividade e expõe as raízes culturais da cidade. A exposição segue até o final deste mês, na sede da Secult, localizada na Praça da Piedade.

Desde o seu lançamento, a exposição “Bonecas Fantásticas Brincantes” tem sido visitada por estudantes, personagens emblemáticos da literatura local e figuras do folclore lagartense. O professor e poeta Assuero Cardoso aproveitou para apreciar a mostra e descreveu sua emoção. “Estou deslumbrado com a exposição da cultura e do folclore lagartense feitos por artistas da terra, em que nós vemos imagens sacras e até bonecas que homenageiam filmes de terror. Esta mostra é um convite aos alunos, professores e cidadãos para que venham ver essa maravilha”, destacou.

Na tarde da última terça-feira, 12, alunos e professores do Colégio Estadual Sílvio Romero estiveram na Casa da Cultura para conhecer a exposição. Júlia, que está no terceiro ano letivo, achou a mostra “bastante interessante, pois movimenta a cultura e relembra o passado, a exemplo das bonecas, dos Parafusos, das Taieiras, que fazem com que crianças e adultos se aproximem da cultura local e de outros lugares também”, disse, ao destacar que as imagens de roca foram as personagens que mais lhe agradaram.

A mostra

Com peças que misturam elementos lúdicos e simbólicos, proporcionando uma experiência visual e sensorial única ao público visitante, Zaninho Zandroni trouxe à vida bonecos que evocam o imaginário popular relembrando personagens do cinema que parecem sair das histórias tradicionais fazendo uma ponte encantadora entre memória e fantasia. “Cada boneco traz consigo uma bagagem de memórias carregando em si o encanto e o vigor do cinema que nos inspira e transporta. São bonecos concebidos para estimular o imaginário popular e que tem como referência o cinema”, pontuou o artista que também é um dos idealizadores da exposição.

Além das obras de Zaninho, a exposição também tem peças de colecionadores e de artesãs como Maria Alice, Angela Prata, Nubia Varjão, Nilma Matos, Elena Wilze e Adrielma Valério. Também se destacam as imagens de roca, de Ruan Benigno e da Capela de Santa Cruz, os bonecos que representam o casal da quadrilha lagartense Raio da Silibrina, de Brunno Sulliwan, somados aos Parafusos e às bonecas de luxo confeccionados pelo secretário e artista plástico Nenê Prata. A mostra também traz peças representativas das mestras Claudinete Santana (Nete) e Everalda.

De acordo com o secretário de Cultura (Secult), Nenê Prata, a exposição tem um valor simbólico e revela a paixão cultural local da população lagartense. “Esta mostra é um respiro de cultura e pertencimento. Ela mostra como, juntos, podemos contar nossa história por meio da arte e da ludicidade. Além disso, também é uma maneira que temos de valorizar o trabalho dos nossos artistas, daqueles que fazem com que a nossa história permaneça viva e se perpetue pelas futuras gerações”, disse.