17/10/2024 as 14:53

DESLIGAMENTOS

Privatização da Deso resulta em mais de 500 demissões

Empresa Iguá Saneamento deverá assumir em breve a exploração por 35 anos de partes do serviço da Deso.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Privatização da Deso resulta em mais de 500 demissões

Cerca de 585 funcionários foram desligados da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), segundo informações divulgadas pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) na manhã desta quinta-feira (17).

Em março, 233 funcionários aderiram à cláusula de indenização por desligamento voluntário e, após a concessão parcial dos serviços da Deso, um novo plano foi ofertado em setembro. A estimativa inicial era que 300 pessoas aderissem, mas 352 aceitaram. O valor disponibilizado para indenizações foi de R$ 200 milhões.

Para a CUT, a saída desses trabalhadores é mais uma consequência danosa do processo de privatização da Companhia. "Não se pode assegurar que os 352 funcionários que aderiram ao PDV o fizeram por voluntarismo", destaca o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (SINDISAN), Aécio Ferreira. 

Leilão da Deso

A empresa Iguá Saneamento deverá assumir em breve a exploração por 35 anos de partes do serviço da Deso. O leilão da concessão parcial foi de R$ 4,5 bilhões, dinheiro que deve ser utilizado para realização de obras estruturantes.

A equipe do JC entrou em contato com a Deso, mas não obteve retorno.