20/07/2018 as 08:03

Economia

Dinheiro ainda é a forma de pagamento mais usada pelos brasileiros

O cartão de débito e de crédito tem sido muito usado pelos brasileiros como forma de pagamento, mas o dinheiro ainda é o método preferido pela população na hora de consumir.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Dinheiro ainda é a forma de pagamento mais usada pelos brasileirosFoto: Marcos Santos/USP Imagens

Nos últimos anos, o cartão de débito e de crédito tem sido muito usado pelos brasileiros como forma de pagamento, mas o dinheiro ainda é o método preferido pela população na hora de consumir. De acordo com levantamento do Banco Central, 60% da população escolhem pagar suas contas em dinheiro, enquanto os cartões de débito e de crédito são mais utilizados por 22% e 15% dos consumidores, respectivamente.

 

Mudança de preferência

 

A pesquisa também revela uma tendência de mudança no gosto dos consumidores. Embora o dinheiro vivo domine 60% dos métodos de pagamento, esse percentual representa uma queda na comparação com o número registrado em 2013, que foi de 78%.

 

Ao mesmo tempo, o cartão de débito saltou, no mesmo período, de 9% para os atuais 22% o crédito, de 12% para 15%.

 

Moeda

 

Ainda de acordo com o relatório, quase 20% da população brasileira costuma guardar moedas em casa por mais de seis meses. Nesse sentido, 56,2% das pessoas dizem usar a moeda guardada para fazer compras e pagamentos.

 

Por Governo do Brasil