09/08/2018 as 14:09

Comércio

Consumidores devem ter cautela nas compras para o Dia dos Pais

A data aumenta a possibilidade fraudes, principalmente em comprar feitas pela internet.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Consumidores devem ter cautela nas compras para o Dia dos PaisFoto: Jadilson Simões/Equipe JC

Com a chegada do Dia dos Pais a procura por presentes aumenta, porém, apesar de estimular o comércio local e nacional, a data também aumenta a possibilidade fraudes, principalmente em comprar feitas pela internet.

 

Segundo a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Ana Carolina Caram, é importante que os consumidores levem em consideração outras informações das plataformas de compra on-line, não apenas o preço. “O consumidor deve ficar atento se aquele site tem uma boa conduta dentro do mercado de consumo”, alerta. “É importante também que o consumidor busque informações nos órgãos de defesa do consumidor, que divulgam listas de sites que cometem fraudes”, acrescenta Caram.

 

Outro conselho dado pela diretora do DPDC é o de que os consumidores obtenham informações básicas sobre os vendedores. “Verifiquem se, em cima da tela de compra, no browser, há o cadeado indicando que é um site seguro, se o CNPJ do fornecedor está disponível, assim como o nome real e o endereço físico do vendedor, para que, caso o consumidor seja lesado, tenha como encontrar esse fornecedor”.

 

Ana Caram lembra, ainda, sobre o direito de arrependimento, previsto no Código de Defesa do Consumidor. “Quando o consumidor comprar um produto pela internet e aquele produto chegar à sua residência, ele tem um prazo de sete dias para desistir daquela mercadoria e devolvê-la ao fornecedor sem que seja cobrada nenhuma tarifa”.

 

O consumidor deve sempre pesquisa os preços dos produtos que deseja comprar, é também importante evitar comprar algo por impulso e evitar endividamento excessivo na aquisição de qualquer presente.

 

Fonte: Ministério da Justiça