09/10/2017 às 15h33 - Esportes

GA leva alunos da rede pública aos primeiros lugares do pódio

As disputas desta modalidade, nas três categorias da competição, foram realizadas no Centro de Treinamento de Ginástica Artística Arthur Zanetti, no município de Carmopólis.

Por: SEED

Foto: Maria Odília

 

Realizados anualmente pelo governo estadual, por meio do Departamento de Educação de Física da Secretaria da Educação (DEF/Seed), os Jogos da Primavera, maior competição esportiva estudantil de Sergipe, chegaram este ano a sua 34ª edição. As disputas foram iniciadas no último dia 28 de julho, com solenidade de encerramento nesta terça-feira, 10, a ser realizada no auditório Teatro Atheneu, às 15h30, em Aracaju.

 

Neste sábado (7), foram realizadas os torneios da modalidade Ginástica Artística (GA), para as categorias "Infantil" (10 e 11 anos), "A" (12 a 14 ANOS) e "B" (15 a 17 anos).

 

Recém-inaugurado, o Centro de Treinamento de Ginástica Artística Arthur Zanetti, único no Nordeste destinado a formação de atletas jovens de alto rendimento, sediou pela primeira vez uma competição, ao abrigar as disputas do torneio de GA dos Jogos da Primavera 2017.

 

O CTGA Arthur Zanetti integra o Projeto Centro de Excelência Caixa Jovem Promessa e está instalado no ginásio do Centro Estadual de Educação Profissional Marcelo Déda Chagas, em Carmopólis, sendo resultado de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Ginástica (CGB), a Federação Sergipana de Ginástica, Ministério do Esporte, Governo de Sergipe e Prefeitura de Carmópolis.

 

As competições tiveram início com as apresentações individuais das alunas atletas da categoria Infantil. As pequenas ginastas disputaram nos aparelhos Salto, Solo e Trave. Única representante da rede pública estadual nesta categoria, aos 10 anos, a aluna da Escola Estadual Coronel Francisco Souza Porto (C. E. Souza Porto - Aracaju), Adrielle Ester Farias, foi destaque nos três aparelhos.

 

Ao conquistar o primeiro lugar no Solo, o segundo no Salto e ter empatado na terceira posição no aparelho Trave, tendo ficado no quarto lugar por critérios técnicos de desempate, Adrielle ficou com 1ª colocação geral no Individual Feminino de Ginástica Artística dos Jogos da Primavera. "Esse resultado foi uma surpresa para mim. Treinei bastante na escola e no Centro de Esportes da Seed e estou muito feliz com essas vitórias", disse, sorridente, a ginasta Adrielle Ester.

 

Categoria "A"

 

Após a premiação dos atletas de 10 e 11 anos, foi a vez de competirem os alunos atletas da categoria "A". Para o torneio feminino, as disputas foram também nos aparelhos Salto, Trave e Solo. As representantes da rede pública estadual, treinadas no Centro de Esportes da Secretaria de Estado da Educação, estiveram sempre entre os três primeiros lugares do pódio, o que rendeu a aluna Iara Brito dos Santos, também do C. E Souza Porto, o terceiro lugar geral no Individual Feminino da categoria A.

 

No torneio masculino para os alunos de 12 a 14 anos, os atletas da Ginástica Artística disputaram nos aparelhos Solo, Salto e Barra Fixa. Nestas competições individuais, os alunos treinados no Centro de Esportes da Seed alcançaram os lugares mais do pódio. Aluno da Escola Estadual 8 de Julho, Bryan Pereira de Brito conquistou duas Pratas e um Bronze, ficando no segundo lugar geral individual. Nesta classificação, o terceiro lugar também foi da rede pública estadual, conquistado pelo atleta, Erik Santos, aluno do Colégio Estadual Leandro Maciel.

 

Categoria "B"

 

Destinado aos alunos atletas com idades entre os 15 e 17 anos, o torneio de GA dos Jogos da Primavera, na categoria "B", feminino, teve disputas nos aparelhos Trave, Salto e Solo. E mais uma vez, as representantes da rede pública estadual mostram um ótimo desempenho. No Solo, as alunas Alzira Rodrigues e Fernanda Silva, conquistaram o 2º e o 3º lugar, respectivamente. No individual geral a pontuação que elas conquistaram garantiu-lhes as mesmas posições no resultado final.

 

No torneio masculino de GA da categoria "B", os melhores resultados foram conquistados também pelos alunos atletas da rede pública estadual, treinados também no Centro de Esportes da Seed, coordenado pelo Departamento de Educação (DEF/Seed). Como resultado da política de apoio e incentivo e a prática esportiva nas unidades de ensino da rede estadual, os três primeiros lugares gerais nesse torneio foram conquistados por alunos da rede.

 

De acordo com a diretora do DEF/Seed, professora Auxiliadora Pires, tanto na Ginástica Artística quanto nas demais modalidades em disputa nos Jogos da Primavera, os resultados alcançados pelos alunos da rede pública demonstram a eficácia da atuação do governo estadual no incentivo ao esporte escolar.

 

"O governo tem investido significativamente na construção e reforma de quadras poliesportivas nas escolas da rede estadual em todas as regiões do Estado. Aliado a essa reestruturação dos espaços destinados a prática da atividade esportiva, o DEF mantem em funcionamento uma rede de Centros de Esportes, nos quais está formando atletas de alto desempenho em diversas modalidades. Com essas ações, coordenadas pela Seed, o Estado reafirma seu compromisso com a educação qualificada dos nossos jovens", ressalta Auxiliadora Pires.

 

Encerramento

 

A classificação geral por modalidade e por escola será divulgada nesta terça-feira (10), na cerimônia de encerramento dos Jogos da Primavera 2017, a ser realizado no Teatro Atheneu, às 15h30, quando também serão premiados os destaques desta edição.

Comentários

comments powered by Disqus