02/04/2018 as 23:23

DESPORTO ESCOLAR

Seminário da CBDE deixa um importante legado

Evento foi promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar


Seminário da CBDE deixa um importante legadoDivulgação

Encerrado em Aracaju, o VII Seminário Nacional de Desporto Escolar, que reuniu entre os dias 30 de março e 1º de abril, 26 presidentes de federações estaduais, mais o Distrito Federal, gestores, secretários de estado, secretários municipais, políticos e autoridades esportivas.

Promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), o evento contou com apoio do Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude e da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (SEJESP).

Durante três dias foram discutidos, debatidos à exaustão e encontradas soluções, para os principais problemas do desporto escolar. Além disso, as palestras do ex-atleta da seleção brasileira de voleibol, Giba e do ministro do esporte do Chipre, Nicos Megalemos, encheram de conhecimentos os participantes do evento. Todos saíram admirados com a capacidade de superação de Giba e a demonstração que ele chegou ao topo do esporte no mundo não foi por acaso. Nicos mostrou como funciona na prática, o sistema educacional esportivo do Chipre.

Para o secretário de Esporte, Lazer e da Juventude de Sergipe e presidente licenciado da CBDE, Antônio Hora Filho, a presença do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), que representou a Câmara Federal e fez uma explanação do Projeto de Lei, que estabelece novos percentuais de repasse dos recursos das loterias da Caixa, foi muito importante.

- O deputado Fábio é relator do referido PL e temos certeza que quando aprovado, vai promover uma revolução no desenvolvimento do esporte no Brasil, principalmente no desporto escolar. Quanto à palestra de Nicos Megalemos, ele mostrou como funciona o esporte escolar naquela pequena ilha, nos passando ideias maravilhosas, que podem ser replicadas com sucesso no Brasil”, comentou o secretário Antônio Hora.

Por fim, o legado mais importante no entendimento do presidente licenciado da CBDE, foi a união entre os presidentes da entidade. “Aqui estiveram os 27 presidentes de federações estaduais, discutiram em clima de paz e harmonia os problemas da entidade, encontrando soluções importantes. Esse foi para nós, o grande legado do VII Seminário de Desporto Escolar”, concluiu Antônio Hora.

Quem comemorou o sucesso do evento foi o presidente em exercício da CBDE, Robson Aguiar.

- Foi um evento de grande importância. Aracaju mostrou mais uma vez que tem condições de organizar grandes eventos. Foi um seminário com grande representatividade. Quero a agradecer aos secretários estadual e municipal de esporte, respectivamente Antônio Hora e Jorge Araújo Filho, pois sem o apoio dessas autoridades, não seria possível a realização do evento com o sucesso alcançado. Quero agradecer do fundo do coração ao povo sergipano, aos voluntários. Enfim, a todos que contribuíram para o sucesso do VII Seminário Nacional de Desporto Escolar - finalizou o presidente Robson Aguiar.