08/05/2018 as 13:21

Abuso sexual

CPI dos maus-tratos ouvirá ex-técnico de ginástica

O ex-técnico foi acusado por mais de 40 ginastas e ex-ginastas de cometer abusos sexuais.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga maus-tratos contra crianças e adolescentes aprovou nesta terça-feira (8) a convocação do ex-técnico da seleção brasileira de ginástica artística Fernando de Carvalho Lopes. O ex-técnico foi acusado por mais de 40 ginastas e ex-ginastas de cometer abusos sexuais. Há dois anos o Ministério Público investiga os casos, denunciados pela imprensa há duas semanas.

 

A tomada do depoimento foi requerida pelo presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES). Segundo ele, o objetivo da oitiva é o maior esclarecimento dos fatos, para contribuir com o processo investigativo já iniciado pelo Ministério Público de São Paulo. Para falar sobre o assunto, a CPI convidou também o atleta Diego Hypólito, que já se pronunciou publicamente sobre as acusações.

 

"Conversei com o Diego Hypólito e pude, em nome desta CPI, desta Casa e em nome de todos aqueles que se levantam contra esse crime absolutamente nojento, que é o crime de violência sexual ou violência moral ou psicológica contra uma criança ou um adolescente, (...) agradecer pela coragem do Diego de publicamente falar do bullying", disse Magno Malta.

 

O senador afirmou que o Brasil, por ser conhecido e respeitado pelo esporte de alto rendimento, deve responder “duramente ao país e ao mundo” em relação ao abuso sofrido pelos atletas.

 

Fonte: Agência Senado