21/05/2018 as 13:42

Esportes

Taça Cidade de Aracaju revela atletas para times nacionais de futebol

A Taça Cidade de Aracaju é uma das maiores competições esportivas do estado.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Taça Cidade de Aracaju revela atletas para times nacionais de futebolFoto: Ana Lícia Menezes

Pernas trêmulas e coração acelerado. Foi essa a emoção sentida por Alexandre Domingos, pai de Alexandre Filho, quando recebeu a notícia de que seu filho tinha sido aprovado pela escolinha de futebol do Palmeiras em São Paulo. Essa é uma das conquistas de quem já passou pelas competições da Taça Cidade de Aracaju, promovida pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp).

 

A Taça Cidade de Aracaju é uma das maiores competições esportivas do estado, que tem por objetivo promover a inclusão social e fomentar a prática do esporte entre jovens de oito a 14 anos. É uma competição que alcança toda a capital, grande Aracaju e interiores como Rosário do Catete, Itaporanga D'Ajuda, Santo Amaro das Brotas e Pirambu. Neste ano, o número de participações bateu recorde com 1.800 crianças de todas as classes sociais. A nomenclatura alcança modalidades esportivas como o handebol, futsal feminino e masculino, voleibol e futebol de campo.

 

Para o ex-jogador de futebol com passagem pelo Atlético Mineiro e coordenador de Esporte de Inclusão da Sejesp, Luiz Carlos Bossa Nova, a Taça Cidade de Aracaju proporciona oportunidades aos jogadores. "Essas competições chamam a atenção de grandes clubes de futebol brasileiro, é uma vitrine para esses jovens, temos garotos que foram para o Palmeiras, Corinthians, Fluminense e Internacional através de olheiros que estavam presentes durante os jogos", contou. A felicidade dessas crianças é muito gratificante para Luiz Carlos. "Também temos um garoto que está em um time profissional no Havaí e isso nos deixa muito feliz em saber que ele passou pelas competições e hoje está brilhando na carreira internacional," falou.

 

Para que isso aconteça, a Prefeitura, por meio da Sejesp, monta toda uma estrutura viabilizando campos, quadras, arbitragem gratuita, água mineral e a bola para as competições esportivas. Professores e estagiários de educação física da secretaria também acompanham todos os participantes. Por ano, uma média de dez a 12 meninos do futebol de campo entram para grandes clubes de times nacionais.

 

Novos Rumos

 

Um deles foi o ponta do Esporte Clube Del Rey, Alexandre Filho, 11, que está em São Paulo na escolinha do Palmeiras e sonha em ser um jogador profissional do time. "Fiquei muito feliz porque estou realizando um sonho que é meu e do meu pai", disse. Ele tem uma admiração por um atacante sueco do futebol nos Estados Unidos. "Gosto do futebol de Ibrahimović, quero seguir o caminho dele, ele é a minha inspiração", confessou. Ele já conquistou troféus pela Sejesp e pelos times do Vitória e do Vasco de Sergipe.

 

Para o pai dele, Alexandre Domingos, isso aconteceu devido à dedicação do filho pelo futebol. "Desde quando começou a jogar, ele sempre se esforçou e levou a sério as competições, seguindo à risca todos os mandamentos para ser um grande jogador profissional", relatou. Sobre a aprovação do filho no Palmeiras, ele conta que "foi inesperado, contagiou toda a família, estou muito feliz de ver que o meu sonho está sendo realizado através do meu filho".

 

Outros destaques são os volantes do Del Rey, Rodrigo Goulart, 15, e Daniel Filho, 11, que também vão para São Paulo fazer testes nos clubes. "Quando assistia aos jogos no Batistão eu achava muito divertido e quis levar a sério, estou aqui no clube por dois anos e estou muito feliz porque vou para São Paulo fazer o teste no Corinthians, estou me preparando duro para chegar lá e ter sucesso", contou Rodrigo. Daniel já passou por essa experiência e foi aprovado pelo Palmeiras. Quando completar 14 anos de idade ele vai morar em São Paulo. "Foi muito legal, fiquei nervoso mais deu tudo certo, só posso entrar no clube com 14 anos de idade para poder ficar alojado no time, quero que o tempo passe muito rápido para eu ir logo", disse.

 

Inclusão

 

O presidente do Esporte Clube Del Rey, Marcelo Santos, desenvolve um trabalho social com o futebol em parceria com a prefeitura em uma escola do bairro Santa Maria. Para ele, promover competições como essas são importantes para o desenvolvimento dos jovens, "Dentro do estado são poucas as iniciativas em relação a esse tipo de trabalho, já participamos de competições da Taça Cidade de Aracaju e encontramos vários jovens que amam o futebol, é através desses jogos que ele tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades e ter um futuro brilhante como jogador profissional", disse.