01/06/2018 as 11:20

Esportes

Alunos da rede municipal conquistam medalhas nos Jogos Escolares



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Alunos da rede municipal conquistam medalhas nos Jogos EscolaresFoto: Silvio Rocha

O sorriso não é à toa, mostra o resultado de uma conquista. Medalhistas dos Jogos Escolares TV Sergipe exibem com orgulho as 39 medalhas adquiridas no Judô. Dezoito alunos participaram do evento estudantil. Este é o 5º ano consecutivo que a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Juscelino Kubitschek, localizada no bairro Coroa do Meio, fica em 2º lugar geral na modalidade. Ao todo, 79 escolas entre públicas e particulares estavam inscritas na modalidade. A primeira colocação ficou com Instituto Dom Fernando Gomes (IDFG), da rede particular de ensino.

Uma dessas medalhistas foi a Nayandra Carolina, medalha de ouro, na categoria sub 18 menos 48 kg. “Foi uma sensação muito boa subir ao pódio. É uma alegria enorme. Para falar a verdade, eu nem esperava, apesar de treinar muito. Eu digo isso porque as adversárias eram fortes. Minha família me apoiou bastante. Isso também foi importante para que eu alcançasse meu objetivo nos Jogos Escolares”, colocou a judoca.

A emoção de subir ao pódio, de estar em destaque, também foi compartilhada pelo judoca Nailson Silva. Ele conquistou medalha de prata, na categoria sub 18 menos 50 kg. “Eu me preparei para disputar essa final. Ano passado, eu ganhei a medalha de ouro. Infelizmente, este ano ela não veio. O bom é que a gente vai pegando experiência para outras competições”, avaliou.

Quem está à frente da turma é o voluntário Vicente Gamo, professor de judô, faixa preta 2º dan, da Confederação Brasileira de Judô. Para ele, o resultado nos Jogos Escolares é reflexo da dedicação da turma. “Essa conquista não tem preço. Estamos todos felizes, afinal de não se faz um campeão da noite para o dia. Tenho que ressaltar também o comprometimento dos judocas. Estou há seis anos dando aula de judô e posso afirmar o orgulho que tenho deles”, afirmou.

Campeonato Brasileiro

Quatro alunos que disputaram os Jogos Escolares TV Sergipe, entre eles Nayandra e Nailson, estão classificados para disputar o Brasileiro sub 18. A competição será neste final de semana, na Bahia. Eles irão integrar a Delegação Sergipana de Judô que viaja este ano com 17 atletas. “Estamos preparados para mais esse desafio. A gente espera obter excelentes resultados. Se depender da força de vontade, Sergipe estará no pódio e bem representado pela rede pública de ensino”, colocou o professor de judô.

Nailson não vê a hora de subir no tatame. Ele presta atenção em tudo e não falta a uma aula sequer. Aos 15 anos de idade, espera ser campeão brasileiro de judô. “Eu estou ansioso, não vou mentir. Sei que vou encontrar pessoas tão boas quanto eu. Espero conquistar mais uma medalha para a minha escola. Estou treinando bastante”, disse.

Treinamento

As aulas de judô ocorrem diariamente na Emef Juscelino Kubitschek. Entre os 123 judocas está Giovana Sampaio, de 14 anos de idade. A estudante acumula diversos títulos, como o de Campeã Sergipana de Judô e Campeã Brasileira da Região II de Judô. Nos Jogos Escolares, a sergipana conquistou mais um ouro. Em setembro, vai representar o estado de Sergipe no Brasileiro Sub 15, em Santa Catarina. “Eu comecei a treinar por acaso e fui conquistando meu espaço. Estou muito feliz com meu desempenho”, ressaltou contente.

AAN