12/07/2018 as 14:32

Kart

Gui corre na etapa do Academy da FIA

Sergipano de 13 anos entra nas pistas de Lonato pela segunda vez neste ano.


Gui corre na etapa do Academy da FIAFoto: Divulgação

Sergipano de 13 anos entra nas pistas de Lonato pela segunda vez neste ano e quer aproveitar circuito conhecido para pontuar na competição internacional, antes de disputar o Campeonato Brasileiro de Kart. Para muitos, o mês de julho marca o período de férias escolares, tempo de descanso e muita brincadeira. Já para Guilherme Figueiredo, o período será de duas importantes competições consecutivas. Nesta semana, ele estará na Itália para a disputa da 2ª etapa do Troféu Academy da FIA no circuito de Lonato, enquanto na próxima participa do Campeonato Brasileiro de Kart, na pista da Granja Viana, em São Paulo.


Com um total de três etapas, o Troféu Academy da FIA chega no segundo estágio, que marca a metade da competição, e Gui Figueiredo está confiante para conseguir um bom desempenho. Na rodada de abertura, em Salbris, na França, o piloto esteve entre os mais rápidos durante os treinos, mas um problema na tomada de tempos acabou comprometendo a fase final da etapa.


Agora, o sergipano, com apoios do Banese Card, Maratá, Banese Corretora de Seguros e Restaurante Karrancas, se prepara para competir em Lonato pela segunda vez em 2018, sendo uma das poucas pistas em que atuará mais de uma vez nesta temporada. Em março, em sua primeira corrida na Europa, pelo Troféu Margutti, Gui teve uma rápida adaptação e andou constantemente no top-10, e quer tirar proveito do conhecimento da pista para se destacar e marcar bons pontos no torneio internacional da maior entidade do automobilismo. O circuito de Lonato tem 1.200 metros de extensão, e conta com um mix de retas extensas e curvas acentuadas, que agradou o piloto.


O grande diferencial desta competição criada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para revelar novos talentos, é que todos pilotos têm equipamentos - como chassis e motores - iguais e sorteados pela organização, além de poderem contar com apenas um mecânico para os acertos do kart, o que promove um grande equilíbrio dentro e fora das pistas, gerando disputas ainda mais emocionantes. Ao todo, são 51 pilotos de mais de 40 países, nomeados pelas confederações locais para defenderem suas nações.


Os treinos livres para a etapa italiana do Troféu Academy acontecem amanhã, mesmo dia em que será disputada a tomada de tempos. Depois, os pilotos se dividem em grupos e participam de três corridas classificatórias, que garantem os 34 melhores na corrida final, marcada para às 9h de domingo (horário de Brasília).


“Temos duas semanas bem intensas pela frente. Eu gostei bastante do circuito de Lonato, que não é tão simples, mas consegui me adaptar rápido na minha primeira experiência na Europa, então, a expectativa é que agora seja melhor ainda. O formato de disputa do Troféu Academy é diferente, e aprendemos bastante na primeira etapa”, afirmou o jovem piloto.