07/12/2018 as 14:52

Ranking da CBF 2019

Confiança lidera times sergipanos

Dragão figura em 53º lugar, seguido de Itabaiana, Sergipe, Estanciano, Amadense e Lagarto. Listagem elenca 228 clubes do futebol brasileiro

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Confiança lidera times sergipanosWendell Rezende/ Divulgação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio da Diretoria de Competições (DCO) divulgou, nesta quarta-feira (5) o Ranking Nacional de Clubes de 2019. A lista enumera 228 clubes do território nacional e cinco deles representam a Federação Sergipana de Futebol (FSF). Da capital aparecem Confiança e Sergipe, e do interior, as equipes do Itabaiana, Amadense e Lagarto.

A Associação Desportiva Confiança lidera as equipes do estado com 2.072 pontos. O time figura acima de times como Remo (PA) e a Portuguesa (SP), clubes de grande tradição no futebol brasileiro.

Na segunda posição a Associação Olímpica Itabaiana emerge com 797 pontos. Seguido pelo Club Sportivo Sergipe com 717. Em quarto lugar encontra o Estanciano com 184 pontos. Seguido pelo Amandense com 50 pontos, e por último, o Lagarto com 25. O líder da agremiação que obtiver maior pontuação no ranking, garante vaga na Copa Nordeste do ano que vem.

Os critérios de seleção incluem a pontuação do clube em sua respectiva divisão jogada no Campeonato Brasileiro, além da Copa do Brasil e peso de bônus do ano vigente e anterior. A CBF também divulgou o Ranking Nacional das Federação (RCN), e a FSF figura na décima sétima colocação entre 27 entidades. A confederação resolveu mudar sua avaliação em 2013. Excluiu o peso histórico e as atuações dos últimos anos passaram a ser validadas, com um peso de importância para os mais recentes.